O Presidente francês, Emmanuel Macron, disse esta terça-feira que a França “está preparada e espera” ser escolhida para organizar os Jogos Olímpicos de 2024.

“Vim aqui para transmitir o meu apoio e para sinalizar a importância dos Jogos Olímpicos para o nosso país. A França está pronta e espera [acolher a edição de 2024 dos Jogos]“, disse, no final de uma reunião no Comité Olímpico Internacional (COI) destinada a definir a forma de atribuir a organização dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028: se elege individualmente para uma edição ou automaticamente para as duas, numa corrida entre Paris e Los Angeles.

Emmanuel Macron referiu ainda que a França já “perdeu três vezes” na corrida à organização de Jogos Olímpicos, não estando disposta a “perder uma quarta vez”.

Os valores subjacentes ao movimento olímpico, de abertura, de tolerância, de justiça, de respeito pelo ambiente, são também os nossos valores (…) Eles estão sob ameaça e estão a ser postos em causa por muitos hoje em dia. Trata-se do melhor momento para os defender. É isto que a candidatura de Paris vem defender, 100 anos depois dos últimos Jogos Olímpicos” realizados na capital francesa, disse.

Antes, na sede do COI, o presidente da câmara de Los Angeles reafirmou que a cidade norte-americana é também candidata à organização dos Jogos Olímpicos de 2024, mas voltou a manifestar abertura para, em alternativa, acolher a edição de 2028 do evento desportivo.

Nos encontros desta terça-feira não ficarão já definidas as sedes das duas edições dos Jogos Olímpicos. A eleição está marcada para Lima, a 13 de setembro, no congresso extraordinário do COI.

Segundo alguns especialistas, Paris terá vantagem para receber a edição de 2024, enquanto a Los Angeles terá destinada a sede de 2028.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR