Os termómetros vão continuar a marcar altas temperaturas nos próximos dias, garante o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que elevou o aviso metereológico para laranja em cinco distritos do interior: Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão em alerta até sexta-feira.

Esta quarta-feira as temperaturas vão chegar aos 41.ºC em Beja e Évora e 39.ºC e 38.ºC em Castelo Branco e Portalegre, respetivamente. As elevadas temperaturas registam-se também em Vila Real, Viseu, Bragança, Setúbal e Faro, que estarão sob aviso amarelo até ao fim da semana.

Apesar de se registarem temperaturas mais elevadas do que é esperado, a situação é normal”, garante o metereologista Bruno Café do IPMA.

As temperaturas elevadas não vão dar tréguas até ao fim de semana: “Devem descer no sábado e domingo, mas ainda assim podemos esperar temperaturas acima dos 35.ºC em alguns distritos, sempre com vento fraco e de pouca intensidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este aumento brusco da temperatura põe em primeiro plano a saúde dos grupos de risco: crianças, idosos , pessoas obesas e acamadas. Grávidas e portadores de doenças crónicas também devem manter atenção às horas de maior exposição, garante a informação veiculada pela Direção Geral de Saúde (DGS).

Deve-se beber muita água ou sumos de fruta natural, mesmo que não se tenha sede e, igualmente, evitar bebidas alcoólicas e com açúcar. As refeições devem ser mais leves e mais frequentes.

A evitar: a exposição prolongada ao calor entre as 11h e as 17h, mudanças bruscas de temperatura e dormir com demasiada roupa na cama. Para manter a casa fresca, feche as persianas e os estores durante o dia.