A Altice chegou a acordo com a Prisa para a compra da Media Capital, empresa que detém a estação de televisão TVI, bem como as rádios Comercial, M80 e Cidade FM. O negócio deverá ser anunciado oficialmente nas próximas horas, segundo uma notícia avançada pela Bloomberg, e a transação envolverá uma soma situada no intervalo entre 300 e 500 milhões de euros.

O número de 450 milhões de euros chegou a ser avançado como sendo aquele que a Prisa pretenderia arrecadar com a venda da Media Capital, mas a soma terá sido considerada demasiado elevada pela Altice.

A empresa liderada por Patrick Dahi adquiriu, em 2015, a PT Portugal por 7,4 mil milhões de euros e vai alargar os interesses no mercado português através da oportunidade gerada pela necessidade da Prisa, empresa espanhola que é proprietária do jornal El País, entre outros ativos, de reduzir um endividamento pesado. A Prisa tinha tentado alienar a editora Santillana, mas o fracasso na operação levou os respetivos responsáveis a decidirem-se pela venda da Media Capital, um negócio mais atrativo para potenciais investidores.

No fecho do exercício de 2016, a Media Capital anunciou ter registado um volume de negócios de 174 milhões de euros, com os resultados líquidos a fixarem-se em 19,1 milhões de euros. A Prisa detém perto de 95% do capital da Media Capital. A Prisa começou por comprar um terço do capital da Media Capital e, posteriormente, através de duas ofertas públicas de aquisição, elevou a posição para a maioria que tem na sua posse atualmente, mas que vai agora ser transferida para a carteira de investimento da Altice em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR