A polícia londrina deteve um adolescente de 16 anos esta quinta-feira por suspeitas de envolvimento em cinco ataques com ácidos que feriram várias vítimas.

Pouco mais de uma hora foi o que foi preciso para que acontecessem cinco ataques durante a última noite em Londres. Aconteceram nos bairros de Hackney, Stoke Newington e Islington. As autoridades acreditam que os casos estão interligados.

Todas as vítimas foram atingidas na cara e tiveram de ser levadas para o hospital, de acordo com a Metropolitan Police. Este era o cenário no bairro de Hackney, partilhado por uma moradora, depois de um dos ataques. Na imagem, é visível um vasto aparato policial.

O primeiro ataque terá ocorrido por volta das 22h25 locais, na muito movimentada Hackney Road. Segundo as autoridades, um homem foi abordado por um casal que o atingiu no rosto com um produto corrosivo. As duas pessoas fugiram depois com o motociclo da vítima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Registado num vídeo no Twitter ficou também a atuação das autoridades em Hackney. As imagens mostram a polícia a ajudar uma vítima a desinfetar o rosto.

Pouco depois, às 22h49, um homem contou ter sido atacado por dois homens que apareceram em Islington numa mota. A vítima foi levada para um hospital a norte de Londres. Também ali perto, cerca das 23h05, dois homens terão atacado mais uma pessoa na Shoreditch High Street.

Cerca de quinze minutos depois, mais uma vítima, desta vez em Cazenove Road, que ficou com ferimentos faciais graves. A última vítima da noite foi registada às 23h37. O homem relatou que foi confrontado no trânsito na Chatsworth Road quando um casal lhe roubou o motociclo.

Um adolescente foi detido mais tarde por suspeita de danos corporais graves e roubo e foi levado para uma delegacia da polícia a este de Londres. Estes ataques tiveram lugar num espaço de 90 minutos. As autoridades estão a investigar os casos.

Os incidentes acontecem numa altura em que os ataques com ácido em Londres têm crescido. A Metropolitan Police diz que, desde 2010, se registaram mais de 1.800 situações que envolveram produtos corrosivos na capital britânica. Só no ano passado, contabilizaram-se 458 crimes.