O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, manifestou-se esta sexta-feira “orgulhoso” do balanço dos dois anos e meio de mandato, reconhecendo que há ainda muito por fazer para que o crescimento do país tenha impacto em todos os moçambicanos.

“Embora estejamos orgulhosos por aquilo que conseguimos fazer, no meio de muitas adversidades, nunca descansaremos. Há ainda muito trabalho por realizar”, referiu o chefe de Estado numa mensagem de balanço distribuída esta sexta-feira à comunicação social.

Na mensagem, Filipe Nyusi assinala que tomou posse, a 15 de janeiro de 2015, num momento difícil, mas volvidos dois anos e meio, o seu Governo alcançou muitos progressos.

Apesar destes desafios, os últimos dois anos e meio foram de muitas atividades. Aumentamos o nosso apoio aos agricultores para que mais produção fosse feita em Moçambique, induzindo a redução de preços no mercado”, refere na mensagem.

Ao longo deste período, prossegue no texto, o Governo promoveu a asfaltagem e manutenção de milhares de quilómetros de estradas e a construção de linhas férreas para tornar Moçambique acessível às populações e aos empresários.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Conseguimos prover energia elétrica a 380.735 habitações, o que representa 30% de cobertura e concluímos sistemas de abastecimento, fazendo chegar a água a mais de 360 mil moçambicanos”, refere na mensagem.

Durante a metade do mandato, foram ainda construídas novas infraestruturas hoteleiras e de restauração, resultando na entrada de cerca de dois milhões de turistas.

Filipe Nyusi defende que nos dois anos e meio que faltam vai lutar por trazer Moçambique de volta aos carris do progresso e empenhar-se em assegurar que os benefícios do crescimento tenham impacto direto e sejam sentidos por cada um dos moçambicanos.

Continuaremos a investir na saúde, educação, infraestruturas, turismo e agricultura, ao mesmo tempo que combateremos vigorosamente a corrupção e todas as suas manifestações”, diz ainda na mensagem.

A aposta irá também para a atração do investimento estrangeiro e a mobilização de mais parceiros, visando maximizar o potencial de crescimento do país.

Na mensagem, Filipe Nyusi faz também menção à atual situação política do país, defendendo que o diálogo franco, aberto e sem preconceitos, com todas as forças vivas da sociedade, incluindo a Renamo, principal partido de oposição, permitiu que o país alcançasse “uma paz relativa”.

A nossa meta é uma paz efetiva e duradoura”, acrescentou.

Filipe Nyusi tomou posse a 15 de janeiro de 2015, tornando-se no quarto Presidente da República, desde a independência do país, em 1975, e o terceiro democraticamente eleito, desde a aprovação da primeira constituição multipartidária em 1990.

O mandato do atual chefe de Estado termina em 2019 e ainda não se pronunciou sobre a candidatura a um segundo.

Os quatro presidentes que Moçambique já teve são todos da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder desde a independência.