O Stelvio foi o primeiro SUV da história da Alfa Romeo, mas não será o único, já que, de acordo com o plano de produção elaborado pela marca de Arese, em Setembro último, a caminho estão mais seis modelos, até 2020. Dois dos quais SUV, segundo o plano de produto divulgado através do fórum Auto Pareri.

Ainda não há data de lançamento confirmada para esses dois SUV, embora tudo aponte para que sejam os primeiros dos seis novos modelos a surgir no mercado. E destinar-se-ão, à partida, aos segmentos B e D, ou seja, posicionar-se-ão abaixo e acima do único modelo do género que a Alfa Romeo já tem em comercialização, o Stelvio.

Stelvio. Em Portugal por 49.700€ (e já a gasóleo)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Embora ainda sem nomes definidos, rumores referem que o mais pequeno poderá adoptar a designação de Kamal, substituindo na oferta da marca de Arese o citadino MiTo e assumindo o papel de modelo de entrada na oferta SUV da Alfa. Por outro lado, e ao contrário do Stelvio, que conta com um V6 2,9 litros, o Kamal utilizará apenas motores de quatro cilindros.

Quanto ao SUV maior, que introduzirá a Alfa Romeo num segmento até aqui desconhecido para o fabricante, poderá surgir com o nome de Castello e com aspirações para ser o futuro topo de gama na família SUV do construtor italiano.

Em termos de motores, o Alfa Romeo Castello deverá contar apenas com motores de seis cilindros, turbocomprimidos. E, tal como o Kamal, também terá por base a nova plataforma que o fabricante estreou no Giulia, denominada Giorgio.

Aliás, tanto o sedan Giulia como o SUV Stelvio deverão fornecer grande parte do ADN estilístico aos dois novos produtos, a começar pela grelha triangular tipo escudo, os farolins esguios e a forma agressiva do capot dianteiro. Já nas dimensões, o Castello deverá exibir um tamanho parecido, por exemplo, ao do BMW X5, ao passo que o Kamal deverá ostentar dimensões exteriores semelhantes às do Audi Q3, entre outros.