Canoagem

Canoagem soma e segue: Joana Vasconcelos e Francisca Laia são vice-campeãs europeias em K2 200 metros

2.010

Portugal ganhou este domingo mais uma medalha no Campeonato da Europa de canoagem, desta feita com Joana Vasconcelos e Francisca Laia a garantirem a prata na prova de K2 200 metros.

Joana Vasconcelos e Francisca Laia ficaram apenas atrás da equipa da Ucrânia no K2 200 metros

O dia até começou cinzento. Não aqui em Portugal, que está com um calor que não se pode, mas em Plovdiv, na Bulgária, onde Fernando Pimenta terminou a final de K1 500 metros no oitavo lugar.

No entanto, esse resultado em nada ensombrou a participação nacional no Campeonato da Europa de canoagem. Até porque, na “verdadeira” distância (K1 1.000 metros), o atleta de Ponte de Lima não perdoou: garantiu mais uma medalha de ouro. E qual é a diferença? É que, ao contrário de 2016, onde as atenções estavam centradas nos Jogos Olímpicos e a prioridade recaiu na prova de 1.000 metros, agora houve adversários de peso nos 500 metros. Sendo que, hoje, o mais importante será mesmo a prova dos 5.000 metros.

Joana Vasconcelos e Francisca Laia medalha de prata em K2-200 metros, no Campeonato da Europa de Velocidade.

Posted by Federação Portuguesa de Canoagem on Sunday, July 16, 2017

Mas o melhor do dia ainda estava guardado: Joana Vasconcelos e Francisca Laia conseguiram conquistar a medalha de prata na prova de K2 200 metros. A dupla nacional terminou a prova com o tempo de 36,777, apenas atrás das ucranianas Mariia Kichasova e Anastasiya Horlova (36,527) mas à frente das polacas Dominika Wlodarczyk e Katarzyna Kolodziejczyk (37,117). Estiveram ainda presentes na final A da distância as equipas de Grã-Bretanha, Itália, Hungria, Áustria, Sérvia e Suécia, ao contrário das ex-campeãs europeias (Alemanha) e mundiais (Bielorrússia).

A dupla nacional, que já tinha conquistado também outros resultados de relevo como o ouro na recente Taça do Mundo, em Belgrado, em K2 200 metros, continua a justificar a aposta da Seleção. Joana Vasconcelos já tinha ganho uma medalha em Europeus em K2 200 metros, em 2012, na altura fazendo equipa com Beatriz Gomes.

Portugal iguala assim o número de medalhas alcançado em 2016, com a diferença de, em vez de ter conquistado dois ouros (ambos de Fernando Pimenta), somar agora um ouro e uma prata. Em 2015, os canoístas nacionais conseguiram igualmente dois pódios, com uma prata em K4 1.000 metros (Fernando Pimenta, João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes) e um bronze em K1 1.000 metros (Fernando Pimenta).

Canoagem. Fernando Pimenta revalida o título de campeão europeu em K1 1.000m

Em 2014, Portugal teve o seu grande ano em Europeus de canoagem, com um total de seis medalhas: uma de ouro (Emanuel Silva e João Ribeiro, em K2 500 metros) e cinco de bronze (C1 200 metros, Hélder Silva; K1 5.000 metros, Fernando Pimenta; K4 1.000 metros, Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes; e K1 200 e 500 metros femininos, ambas por Teresa Portela).

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: broseiro@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site