Foram detidas 11 pessoas por ataques sexuais a mulheres nas largadas de touros em Pamplona. Depois das violações em grupo no ano passado, as autoridades investigam novos crimes de agressão a mulheres nas festas de S. Firmino.

A polícia espanhola avançou que durante os nove dias de festa foram registadas 14 queixas de agressão sexual – comportamentos que têm aumentado no últimos anos. As autoridades estão ainda a investigar a venda de crachás com slogans sexualmente agressivos e considerados como potencial crime de ódio contra mulheres. Mais de 200 crachás foram apreendidos durante o evento.

Os slogans incluíam diretivas como “vai e traz-me uma cerveja, estás a ficar feia outra vez”, tal como outras mensagens que sugerem um incentivo à violência sexual. Vários grupos feministas montaram um protesto no norte da cidade na passada sexta-feira. A Comissão para a Investigação de Maus-Tratos a Mulheres em Navarra também apresentou uma queixa contra o uso dos crachás, bem como a t-shirts com mensagens semelhantes.

Achamos que essas mensagens contribuem para a glorificação dos comportamentos sexistas e sexualmente agressivos que estão a ser levados no espaço do festival, onde as mulheres só têm lugar para satisfazer os desejos sexuais masculinos e por obrigação ou à força”, disse a Comissão citado pelo The Telegraph.

https://twitter.com/emisnchz/status/885417136281317376

As autoridades montaram uma campanha com o nome de “Pamplona Livre de Agressões Sexuais”, numa tentativa de “limpar” o festival destes casos. A alegada violação em grupo ocorrida no ano passado vai a julgamento no próximo outono..

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR