Forças Armadas

Comandos. Famílias das vítimas exigem 650 mil euros ao Estado

Famílias de Hugo Abreu e Dylan Silva pedem ao Estado indemnizações entre os 300 e os 350 mil euros. Casos vão ser decididos em conjunto com o processo criminal.

As famílias dos dois instruendos que morreram no curso de comandos pedem indemnizações ao Estado que rondam pelo menos 650 mil euros. De acordo com o Público, a família de Hugo Abreu já entregou um pedido de indemnização civil que é superior a 300 mil euros e a família de Dylan da Silva vai fazer um pedido no valor de 350 mil euros. Os pedidos de indemnização vão ser decididos em julgamento em conjunto com o processo criminal.

No final de junho, o Ministério Público avançou com 489 acusações contra 19 militares ligados ao 127.º curso de Comandos, no âmbito do processo em que se investigavam as circunstâncias que levaram à morte dos instruendos. Ao todo, estão em causa crimes de abuso de autoridade por ofensas à integridade física.

O maior número de acusações visa o 1º sargento Gonçalo Fulgêncio e os 1º cabo Fábio António e José Pires — respetivamente, o oficial da instrução de tiro e responsável pela formação e os encarregados de formação.

Cada um dos militares poderá — porque ainda há possibilidade de ser requerida a abertura de instrução do processo e de alguns dos crimes não chegarem a julgamento — responder por 59 crimes: 57 de ofensas à integridade física simples e dois de ofensas graves, cada um deles punido com penas que vão dos dois aos oito anos de prisão, no primeiro caso, e dos oito aos 16 anos de prisão, no segundo.

Comandos. 19 militares acusados de 489 crimes

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site