Uma pequena vila alemã viu-se transformada este fim-de-semana na capital musical neonazi. Themar, no estado de Turíngia, tem apenas três mil habitantes mas foi “invadida” por seis mil nazis para participarem num festival com o mote “Rock contra a estrangeirização.” Apesar da afluência, que levou mil polícias ao local, não foi registado qualquer incidente.

Os neonazis, conta o El País, começaram a chegar a Themar no sábado, sem que a população local — que tudo fez para impedir o festival — pudesse fazer alguma coisa contra isso. Começaram a chegar com camisas negras com inscrições como “A invasão de Themar” ou “O III Caminho”, numa alusão ao III Reich de Adolf Hitler.

O concerto revoltou a população, que reagiu com manifestações pacíficas e com cartazes que foram sendo espalhados e que tinham mensagens como “Não deixem a cidade nas mãos de extremistas de direita!”. No dia anterior ao concerto os moradores fizeram um evento ecuménico, com membros de várias religiões, a protestar contra o evento e o ministro do Interior do estado da Turíngia disse que o concerto causava “dano” à imagem da região. Os proprietários de pensões decidiram fechar portas só para não alojar os neonazis.

A tranquilidade de Themar pode estar em risco. O concerto foi realizado num terreno alugado por Bodo Dressel — um antigo militante do partido da direita populista alemã, Alternativa para a Alemanha — a um cozinheiro de 30 anos, Tommy Frenck, que também simpatiza com a causa nazi. Devido ao sucesso do concerto, Dressel já anunciou outro evento para 29 de julho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os neonazis têm muita força na região da Turíngia. Em 2o16, foi aqui que se realizaram uma quinta parte dos 68 concertos de extrema-direta realizados na Alemanha.