Só se fala numa imagem no Open J-Bay. E não, não foi aquela onda perfeita nota 10 de Filipe Toledo na segunda ronda. E não, também não é este autêntico paraíso da África do Sul onde está a decorrer mais uma etapa do Circuito Mundial de surf. É mesmo de uma radiografia, uma única chapa, do pé do veterano campeão Kelly Slater: confirmam-se as piores suspeitas, deverá ficar fora de competição pelo menos seis semanas.

Por cá, há outra imagem que dá nas vistas. Uma imagem que nos enche de orgulho. Não foi propriamente o melhor heat de sempre, até porque as ondas também não ajudaram muito, mas Frederico Morais qualificou-se para a quarta ronda da prova após eliminar o australiano Connor O’Leary. O português conseguiu um total de 13.07, à frente dos 12.16 do adversário que até teve a melhor onda do duelo (7.33) mas sem seguimento.

Agora, Kikas vai andar no meio dos grandes tubarões do surf: no segundo heat da quarta ronda, o surfista nacional terá pela frente um antigo campeão mundial e vencedor do Open J-Bay no último ano, o australiano Mick Fanning (em 2007, 2009 e 2013), e o atual campeão mundial, John John Florence, primeiro vencedor do Havai depois do tricampeão Andy Irons.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nota ainda para as duas ondas perfeitas do sul-africano Jordy Smith, o grande destaque do dia ao terminar o sétimo heat da terceira ronda com um mais do que raro 20. Julian Wilson também fez um 10.

Os restantes heats da quarta ronda da prova sul-africana são as seguintes: Joan Duru (França)-Gabriel Medina (Brasil)-Owen Wright (Austrália) no heat 1; Jordy Smith (África do Sul)-Filipe Toledo (Brasil)-Julian Wilson (Austrália) no heat 3; Conner Coffin (EUA)-Michel Bourez (Polinésia)-Matt Wilkinson (Austrália) no heat 4.

Recorde-se que, depois de ter caído para as repescagens ao ser segundo no heat da primeira ronda (13.73, contra 13.83 de Adriano Souza), Frederico Morais bateu o brasileiro Ian Gouveia na segunda ronda (15.73-14.00), antes de afastar agora o australiano Connor O’Leary.