Atenção aos curiosos que ainda não viram o regresso de Game of Thrones, este texto contém spoilers.
Game of Thrones regressou, no passado domingo, com o primeiro episódio da sétima temporada, Dragonstone. Segundo a Forbes, 16.1 milhões de espetadores assistiram à chegada de Daenerys a Westeros e à confissão do desejo de Arya Stark em matar Cersei Lannister.
#EdSheeran 's appearance in #GOT was hilariously unbecoming. Like, you're in the wrong studio bro? Westeros aint no country for lover boys
— فِرمينا دازا (@PanaKhanoom) July 17, 2017
Segundo a EW, as audiências até têm tendência para descer durante o verão, sendo menores do que na primavera, altura em que as novas temporadas de GoT costumam ser lançadas. Este ano, a série atrasou-se dois meses, porém nem isso impediu que Game of Thrones batesse recordes.
Cerca de 10.1 milhões de pessoas assistiram ao primeiro episódio da sétima temporada através da televisão, no canal HBO. Os restantes viram o regresso de GoT acedendo a sites de streaming, como o HBO Go e HBO Now. Só neste ponto estiveram concentrados 50% dos 10.7 milhões de telespectadores que, em todas as plataformas, assistiram à estreia da sexta temporada da série, em abril de 2016.
The club isn’t the best place to find a lover so the woods is where I go… #GOT pic.twitter.com/KqKzER3fQF
— Adam (@ThePghCheeze) July 17, 2017
O número de pessoas que viram o regresso desta série icónica foi, assim, 27% maior do que os que viram, em direto, a estreia do primeiro episódio da temporada anterior.
Até agora, o episódio final da sexta temporada tinha sido o mais visto de GoT, atingindo os 8.9 milhões de espetadores. Por isso, o Dragonstone é agora o episódio mais visto de sempre, conseguindo ainda bater recordes na rede social Twitter: obteve mais de 2.4 milhões de tweets entre as 6 da madrugada e as 14 horas de Portugal.
SEVEN HELLS!
The #GoTS7 premiere was the most tweeted #GoT episode ever with 2.4 million tweets. Thanks for rallying the realm. pic.twitter.com/ciDrur2jER— Game of Thrones (@GameOfThrones) July 17, 2017
O enorme impacto a tempo real de Game ofThrones mostra que, quando há uma antecipação gigantesca em torno de um programa de televisão, ainda haverá milhões de telespectadores que querem ver o novo episódio”, disse Jonathan Cohen, o analista de marca da empresa de marketing Amobee.
No último ano, cada episódio da sexta temporada foi visto, em média, por 7.69 milhões de norte-americanos em direto, o que prefaz um total de 25.7 milhões de espetadores na temporada.
GoT deixou a Internet em baixo
Apesar da HBO ter previsto uma grande afluência de internautas ao seu site, não estava preparada para picos de audiência tão altos. O site acabou por deixar de funcionar durante a emissão do episódio. Durante a primeira parte, tudo o que os espetadores conseguiam ver era uma mensagem de erro, que informava que não era possível carregar os conteúdos do site. Os problemas só foram resolvidos na segunda parte.
O serviço, contudo, nunca ficou completamente indisponível, apesar das dificuldades terem sido sentidas por vários utilizadores.
If this girl had 3 Dragons, game of thrones would have ended in 2 seasons. She would have conquered the seven kingdoms a long time ago #GOT pic.twitter.com/0d6ApcbInn
— Kaido Sama (@x_Deji_x) July 17, 2017
Segundo o Hollywood Reporter, “houve quem não conseguisse aceder ao episódio e quem se queixasses dos constantes cortes de emissão”.
O canal já reagiu aos problemas denunciados nas rede sociais e explicou que foram detetados problemas na América Latina. Negou ainda qualquer anomalia nos servidores HBO Now e HBO Go, nos Estados Unidos.
O sucesso de Game of Thrones
Nós não vendemos publicidade, portanto se continuarmos a fazer o programa com o qual as pessoas se identificam, ele funcionará”, garantiu Casey Bloys, o chefe de programas da HBO, à Forbes.
As pessoas identificam-se fortemente com a série. Entre os rumores sociais e a disputa de prémios (Game of Thrones foi a série que mais Emmys ganhou no ano passado), o programa vai ganhando fãs que, consequentemente, se traduzem em valores positivos para a HBO.
https://twitter.com/AustinCTweets/status/887170489403285505
Thrones em guerra com Walking Dead
Game of Thrones está a chegar bem perto do seu principal concorrente, The Walking Dead, que viu a sua audiência cair de 17 milhões para 10 milhões na temporada passada. No último episódio, The First Day of the Rest of Your Life, lançado em abril deste ano, a série obteve mesmo o seu pior resultado de espetadores do últimos cinco anos.
If #WinterIsHere then war is just around the corner in #TheWalkingDead. pic.twitter.com/01BFSJZp0k
— The Walking Dead (@TheWalkingDead) June 21, 2017
Uma das razões mais apontadas para a diminuição das audiências foi o cliffhanger mal executado que deu início à temporada passada.