Atenção aos curiosos que ainda não viram o regresso de Game of Thrones, este texto contém spoilers.

Game of Thrones regressou, no passado domingo, com o primeiro episódio da sétima temporada, Dragonstone. Segundo a Forbes, 16.1 milhões de espetadores assistiram à chegada de Daenerys a Westeros e à confissão do desejo de Arya Stark em matar Cersei Lannister.

Segundo a EW, as audiências até têm tendência para descer durante o verão, sendo menores do que na primavera, altura em que as novas temporadas de GoT costumam ser lançadas. Este ano, a série atrasou-se dois meses, porém nem isso impediu que Game of Thrones batesse recordes.

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Cerca de 10.1 milhões de pessoas assistiram ao primeiro episódio da sétima temporada através da televisão, no canal HBO. Os restantes viram o regresso de GoT acedendo a sites de streaming, como o HBO Go e HBO Now. Só neste ponto estiveram concentrados 50% dos 10.7 milhões de telespectadores que, em todas as plataformas, assistiram à estreia da sexta temporada da série, em abril de 2016.

O número de pessoas que viram o regresso desta série icónica foi, assim, 27% maior do que os que viram, em direto, a estreia do primeiro episódio da temporada anterior.

Até agora, o episódio final da sexta temporada tinha sido o mais visto de GoT, atingindo os 8.9 milhões de espetadores. Por isso, o Dragonstone é agora o episódio mais visto de sempre, conseguindo ainda bater recordes na rede social Twitter: obteve mais de 2.4 milhões de tweets entre as 6 da madrugada e as 14 horas de Portugal.

O enorme impacto a tempo real de Game ofThrones mostra que, quando há uma antecipação gigantesca em torno de um programa de televisão, ainda haverá milhões de telespectadores que querem ver o novo episódio”, disse Jonathan Cohen, o analista de marca da empresa de marketing Amobee.

No último ano, cada episódio da sexta temporada foi visto, em média, por 7.69 milhões de norte-americanos em direto, o que prefaz um total de 25.7 milhões de espetadores na temporada.

GoT deixou a Internet em baixo

Apesar da HBO ter previsto uma grande afluência de internautas ao seu site, não estava preparada para picos de audiência tão altos. O site acabou por deixar de funcionar durante a emissão do episódio. Durante a primeira parte, tudo o que os espetadores conseguiam ver era uma mensagem de erro, que informava que não era possível carregar os conteúdos do site. Os problemas só foram resolvidos na segunda parte.

O serviço, contudo, nunca ficou completamente indisponível, apesar das dificuldades terem sido sentidas por vários utilizadores.

Segundo o Hollywood Reporter, “houve quem não conseguisse aceder ao episódio e quem se queixasses dos constantes cortes de emissão”.

O canal já reagiu aos problemas denunciados nas rede sociais e explicou que foram detetados problemas na América Latina. Negou ainda qualquer anomalia nos servidores HBO Now e HBO Go, nos Estados Unidos.

O sucesso de Game of Thrones

Nós não vendemos publicidade, portanto se continuarmos a fazer o programa com o qual as pessoas se identificam, ele funcionará”, garantiu Casey Bloys, o chefe de programas da HBO, à Forbes.

As pessoas identificam-se fortemente com a série. Entre os rumores sociais e a disputa de prémios (Game of Thrones foi a série que mais Emmys ganhou no ano passado), o programa vai ganhando fãs que, consequentemente, se traduzem em valores positivos para a HBO.

https://twitter.com/AustinCTweets/status/887170489403285505

Thrones em guerra com Walking Dead

Game of Thrones está a chegar bem perto do seu principal concorrente, The Walking Dead, que viu a sua audiência cair de 17 milhões para 10 milhões na temporada passada. No último episódio, The First Day of the Rest of Your Life, lançado em abril deste ano, a série obteve mesmo o seu pior resultado de espetadores do últimos cinco anos.

Uma das razões mais apontadas para a diminuição das audiências foi o cliffhanger mal executado que deu início à temporada passada.