Se estás a ler este artigo é porque é chegada a hora de dares mais um passo importante (e que podes encarar como decisivo) no teu percurso académico, com olhos postos no futuro profissional. Ou então é mãe ou pai e quer apoiar o seu filho. Esta quarta-feira arranca a primeira fase de acesso ao Ensino Superior e o Observador reúne, neste guia, uma série de respostas, dicas e dados que ajudam a fazer uma escolha mais bem informada.

Este ano foram disponibilizadas pelas universidades e politécnicos públicos 50.838 vagas, mais 150 do que no ano anterior e nós mostramos-te como estão distribuídas pelas diferentes instituições e pelas grandes áreas de estudos. De forma simples, poderás também perceber quais os cursos com as médias de entrada mais altas e quais aqueles em que nem é preciso ter 100 valores.

(Clica em cada um dos botões para leres cada um dos artigos)

Se estás certo das opções que queres colocar no boletim, esta informação pode ser suficiente, mas a verdade é que cada vez mais a questão da empregabilidade é tida em conta e portanto gostarás de saber quais os cursos com mais e menos empregabilidade e as instituições que te podem dar mais ou menos garantias de empregabilidade. Fizemos essas contas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E porque o desemprego que se registava no ano passado pode não ser aquele que te espera quando terminares o curso, fomos falar com empresas de recrutamento e olhar para estudos internacionais que dizem quem em 2020 a tecnologia vai dominar o mercado de trabalho, mas que as profissões mais técnicas — como carpinteiro e serralheiro — vão ser também bastante valorizadas.

E é precisamente este fator que, muitas vezes, confunde ainda mais os jovens candidatos ao Superior. Foi por isso que decidimos recuperar um artigo com algumas dicas. A conclusão apontada pelas psicólogas é que deves ouvir o coração, sem esquecer a cabeça. Atualizámos os preços das propinas, do alojamento e cantinas de todas as universidades e politécnicos públicos, dada a importância dos custos.

Se, por acaso, não queres ou não conseguiste notas para aceder a uma licenciatura ou mestrado integrado, mas sentes vontade de continuar com formação, podes sempre fazer um curso técnico superior profissional como o Joel, o Nuno, o Sérgio, a Patrícia e o Rúben.

Para teres toda a informação que precisas podes consultar o site da Direção-Geral do Ensino Superior, onde terás de ir para preencher a tua candidatura online, ou o portal do Infocursos.