Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington criou um telemóvel que funciona sem bateria. O aparelho aproveita a energia das ondas de radiofrequência enviadas por uma estação transmissora que esteja próxima, até uma distância de 9,4 metros.

Para fazer uma chamada de voz, o utilizador só tem de pressionar um botão para falar. Já o som de resposta é recebido através de auscultadores e o sistema obriga a que se fale e se oiça “à vez”, ou seja, não permite ouvir e falar em simultâneo, como fazemos atualmente através das redes moveis.

Há uma outra versão equipada com fotodíodos (recetores de luz que a converte em energia elétrica), que permitem alimentar o dispositivo e ampliar a distância de comunicação para 15,2 metros.

Este teste ilustra o modo como funciona o aparelho:

O telemóvel consome cerca de 2/3 microwatts de potência. Apesar de só poder fazer chamadas de voz, os investigadores consideram que pode ser muito útil em determinadas circunstâncias de emergência, quando já não temos bateria no nosso smartphone.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os engenheiros acreditam ainda que o design representa “um grande salto” para a criação de dispositivos sem bateria. “Mostrámos ao mundo que um dispositivo sem bateria não tem que ser apenas um sensor, pode ser um sistema completo que pode ser utilizado para algo prático”, lê-se nas palavras de Vamsi Talla, criador do aparelho, citado pelo El País.

O desenho e funcionamento do telemóvel foi parcialmente inspirado no Great Seal Bug, um dispositivo de audiovigilância russo inventado na década de 40.

Fonte: YouTube

Para já, este dispositivo funciona apenas com estações de rádio especialmente preparadas e com o utilizador a um máximo de 15 metros de distância de uma antena, o que acaba por ter um uso muito limitado. Para a equipa que desenvolveu o aparelho, o futuro passa por construir dispositivos capazes de transmitir e receber dados e fazer chamadas a longa distância sem recurso a bateria.