Um investidor chinês pretende instalar uma fábrica de congelação e transformação de pescado e óleo de peixe na província angolana de Benguela, por 36,6 milhões de euros, conforme contrato de investimento a que a Lusa teve acesso esta quinta-feira.

O contrato envolve o grupo Guanda Pesca e o investidor chinês Cunhui Chen, prevendo a instalação deste projeto entre os municípios de Benguela e de Baía Farta, envolvendo ainda a captura anual de 52.800 toneladas de pescado e a sua congelação e transformação, bem como de 3.000 toneladas de peixe fresco por ano.

Este volume de capturas e de transformação destinam-se, segundo os promotores, ao consumo interno e à exportação para países vizinhos.

A segunda fase deste projeto, acordado esta semana com a Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP), em representação do Estado, prevê a instalação de uma unidade fabril de produção de farinha e óleo de peixe.

Avaliado em 41,9 milhões de dólares (36,6 milhões de euros), o projeto prevê a instalação da fábrica no prazo de 36 meses e a criação de 505 postos de trabalho diretos para nacionais e mais 100 para expatriados.

Face à dimensão do investimento, o contrato com a UTIP, de 7 de julho, envolve a concessão de incentivos fiscais, como a redução em 80% do pagamento de impostos Industrial, sobre Aplicação de Capitais e de Sisa, por um período de 10 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR