Milhões de cabeças pensam melhor do que todas as cabeças da NASA. Foi com este pressuposto que a agência espacial norte-americana pediu ajuda aos craques de origami de todo o mundo para desenvolver um novo escudo anti-radiação dobrável, capaz de proteger astronautas e aeronaves durante missões espaciais.

“Partimos da premissa de que, aproveitando as mentes de milhões de pessoas, vamos conseguir encontrar soluções inesperadas para problemas que a NASA internamente não conseguiu resolver”, explicou ao britânico The Guardian Matt Barrie, CEO fundador do site Freelancer, para onde as sugestões poderão começar a ser enviadas já a partir do próximo dia 26 de julho.

O principal objetivo — daí o pedido de ajuda aos craques da arte japonesa de dobrar papel — é poupar espaço a bordo, que poderá ser utilizado para transportar mais equipamento ou mais tripulantes, e otimizar processos de montagem. “A NASA quer uma coisa que possa ser suficientemente dobrada e compactada, para quando aterrarem num planeta consigam expandi-la de forma a providenciar a máxima eficiência e proteção face à radiação”, completou Barrie.

Não é a primeira vez que a NASA pede ajuda aos especialistas do origami para resolver problemas. Robert J. Lang, antigo físico da agência espacial que se despediu para se dedicar à dobragem de papel, explicou o porquê ao jornal britânico: “O origami é uma forma natural de resolver muitos problemas que envolvam a implantação no espaço, e a NASA tem vindo a trabalhar com artistas de origami — eu e outros — ao longo dos anos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR