Proposta de topo na gama daquele que é o SUV de maior sucesso na marca dos quatro anéis, o futuro RS Q5 deverá ser oficialmente apresentado já no próximo Salão Automóvel de Frankfurt, em Setembro, com a promessa de elevadas doses de adrenalina. Isto porque, segundo noticia a britânica Auto Express, o modelo deverá contar, sob o capot, com o mesmo V6 2,9 litros biturbo de 450 cv e 600 Nm que marca presença no RS5 Coupé.

Audi RS5. Mais rápido e potente que Panamera 4S

Naturalmente que, apesar de ostentar o mesmo “arsenal” do coupé, o RS Q5 deverá anunciar prestações ligeiramente inferiores às do sedan, até pelo maior peso que anuncia. Ou seja, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h um pouco acima dos 3,9 segundos anunciados para o RS5, que possui como velocidade máxima os 250 km/h, limitada electronicamente. Ainda que, com a opção pelo Pack Dinâmico, o limitador deixe de existir, passando o ponteiro do velocímetro a atingir os 280 km/h!

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o RS Q5 deverá ser capaz de ir dos 0 aos 100 km/h em menos de 5 segundos, atingindo a mesma velocidade máxima, limitada electronicamente, de 250 km/h. Velocidade que, aliás, o actual RS Q5 já reclama.

No mercado, o futuro RS Q5 terá de medir forças com modelos como o BMW X3, na sua variante M40i de 360 cv , ou o Mercedes-AMG GLC 43 de 367 cv, ambos com potências bem abaixo da do Audi. Sendo que mesmo o rival (e primo) Porsche Macan Turbo só consegue chegar a valores idênticos aos do RS Q5 com a inclusão do Pack Performance!

Ainda no domínio dos SUV, a Auto Express avança que a Audi estará a ponderar engrossar mais a sua oferta RS, com a disponibilização de um imponente RS Q8. Algo que, no entanto, não deverá acontecer antes do final da década, até porque a versão standard está ainda por conhecer na sua forma final e oficial.

Aliás, decidida não está sequer a possibilidade de vir a existir um RS Q7, o que, a suceder, acrescentaria mais um elemento na cada vez mais extensa família hipervitaminada de SUV, nascidos em Ingolstadt.