A Fretilin lidera a contagem em Timor-Leste com 29,72%, à frente do CNRT com 28,55% quando estão contados 97,27% dos votos nas legislativas de sábado, segundo dados parciais provisórios do Secretariado Técnico de Assistência Eleitoral.

A diferença de votos entre os dois maiores partidos timorenses vai ser mínima e o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) ainda pode vencer a Fretilin, que continua à frente na contagem.

Na sede do CNRT, em Díli, os números do partido apontam a uma vitória em Díli – o último município onde ainda não terminou a contagem – que poderá permitir reverter a liderança que a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) manteve durante toda a contagem.

A diferença de votos entre os dois partidos vai ser mínima – podendo não chegar a 3.000 votos – o que pode implicar que tenham o mesmo número de lugares no Parlamento Nacional, que elege um total de 65 deputados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tudo parece indicar que o próximo Parlamento Nacional será mais plural do que o atual (que tem quatro partidos) com cinco forças políticas representadas: Fretilin, CNRT, PD, PLP e Khunto.

A Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) continua à frente do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) com 155.438 votos contra 149.871, o que representa uma diferença de apenas 5.567 votos.

Esta manhã, com cerca de 80% dos votos contados, os dados provisórios mostravam uma segunda ‘corrida’ para o terceiro lugar, com o Partido Democrático (PD) a ter 41.881 votos (10,01%) contra os 41.085 (9,82%) do Partido Libertação Popular (PLP).

Apenas outra força política, o Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor-Leste (Khunto), tinha ultrapassado a barreira de elegibilidade de 4% dos votos válidos, com 28.780 votos ou 6,88% do total

Entre os restantes 16 concorrentes o mais próximo da barreira era o Partido Unidade Desenvolvimento Democrático (PUDD) que somava 13.190 votos ou 3,15% do total.

Estes dados baseiam-se num escrutínio de 694 dos 843 centros de votação instalados pelo STAE para o voto de sábado.

Em Díli, o único município onde ainda decorre contagem (atualmente estão contabilizados 72,29% dos votos) o CNRT tem 28.239 votos (38,62%) contra os 21.529 da Fretilin (29,44%).

Francisco Kalbuadi, secretário-geral do CNRT, indicou à Lusa números que apontam para uma ligeira vitória do seu partido, afirmando porém que vão “esperar pela contagem” que esperam estar concluída até ao final da noite.

Questionado sobre se o CNRT, caso vença, negociará ou não com a Fretilin para a formação de Governo, Kalbuadi remeteu uma decisão para mais tarde, depois de uma reunião do partido.

“Depois dos resultados, amanhã, há uma reunião da comissão politica e vamos ouvir a orientação do presidente do partido, Xanana Gusmão e talvez uma conferência para decidir qual ai ser a nossa posição”, disse.

Neste momento não posso dizer nada. A decisão é coletivamente do partido”, afirmou.

Os dados desta manhã indicavam que, entre os mais de 80% dos votos contados, havia 418.594 válidos, 3.162 brancos, 8.584 nulos, 147 reclamados e 21 rejeitados. Votos reclamados são votos sobre os quais há disputas ou reclamações sobre a quem correspondem – caberá à Comissão Nacional de Eleições (CNE) definir posteriormente – e os rejeitados a boletins que estavam na urna sem o carimbo e assinatura que comprova que foram genuinamente entregues a um eleitor.

Os 760.907 eleitores timorenses recenseados (número final do Secretariado Técnico de Assistência Eleitoral) votaram no sábado em Timor-Leste e ainda em centros na Austrália, Coreia do Sul, Portugal e Reino Unido para eleger os 65 membros do Parlamento Nacional timorense.

Resultados preliminares são um “veredicto sábio”, diz primeiro-ministro

O primeiro-ministro timorense, Rui Maria de Araújo, considerou esta manhã que os resultados preliminares das eleições legislativas são um “veredicto sábio e eloquente” dos eleitores.

Os resultados preliminares demonstram um veredicto sábio e eloquente do Povo de Timor-Leste: querem que Mari Alkatiri e a Fretilin liderem o processo de mudança rumo a um desenvolvimento mais sustentável nos próximos 5 anos, mas sem relegar para segundo plano o líder histórico Xanana Gusmão”, disse à Lusa em Díli.

“E contam sempre com a participação do outro líder histórico Taur Matan Ruak, dos mais jovens do PD e de outras franjas significativas da sociedade”, sublinhou.

Secretário-geral da Fretilin promete diálogo com Xanana

O secretário-geral da Fretilin agradeceu a “grande responsabilidade” que o eleitorado timorense depositou no seu partido, o mais votado nas legislativas de sábado, comprometendo-se a dialogar com Xanana Gusmão e com quem queira apoiar o desenvolvimento do país.

Tudo faremos para abraçar todos mas vamos continuar a trabalhar com Xanana Gusmão, essa figura incontornável desse país, no sentido de responder a esta mensagem clara do nosso povo”, afirmou Mari Alkatiri, num discurso na sede da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) em Díli.

Na primeira declaração de um líder partidário depois das eleições de sábado, Alkatiri disse que houve “uma luta renhida entre os dois grandes partidos” mas recordou que a Fretilin e o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) de Xanana Gusmão “são partidos aliados”.

Agora, contados os votos, “o povo transmitiu uma mensagem clara, de que quer que se continue a consolidar a paz e a estabilidade e que se continue com o programa de desenvolvimento para tirar o povo dessa situação de pobreza”.