Pesa 181kg e está vai estar em exposição no Museu de Ontário, no Canadá, mas o coração desta baleia azul fez um grande caminho antes de chegar à sua nova casa.

Tudo começou em 2014 quando uma carcaça de baleia azul feminina deu à costa em Newfoundland, uma localidade do Canadá. O assunto tornou-se viral e habitantes tentaram perceber o porquê daquele gigante mamífero ter chegado ali, naquelas circunstâncias. Perceber-se-ia mais tarde que era uma das nove baleias daquela área a morrer depois de ficar presa no gelo do Atlântico, lê-se no website do museu. Agora, e depois de um longo processo, o Museu de Ontário vai ser o primeiro no mundo a expor um coração de baleia azul totalmente intacto e preservado.

Esta foi uma oportunidade, nascida da tragédia, que permitiu fazermos algo mais com a vida dela”,d isse Mark Engstrom, Diretor das Coleções e Investigação no site do museu.

O coração de 181kg faz parte da exibição Out of the Depths: The Blue Whale Story. A magnitude do coração, com quase dois metros de altura, combina com o animal que o carregou. “Foram necessários cinco funcionários para conseguir empurrar o coração para fora da cavidade toráxica”, explicou Jacqueline Miller, especialista em mamologia do museu, à revista Smithsonian. Miller fez parte de todas as fases do projeto, desde a aquisição do coração, à sua preservação e exposição.

Depois de congelado, o coração foi transportado até Trenton, Ontário, onde foi descongelado. Depois disso, a equipa juntamente com os veterinários da Lincoln Memorial University, usou garrafas para conseguir selar as últimas cavidades do coração para que, posteriormente, pudesse bombear uma solução que protegesse o órgão da decomposição. Foram necessários 2.800 litros de formaldeído para se proceder à conservação. Seguiu para a cidade alemã de Brandenburg, onde foi plastinado (procedimento técnico de preservação de matéria biológica).

A 16 de maio de 2017 chegava de avião a Toronto e entrava no museu dois dias depois. Vai estar em exibição no dia 4 de setembro, juntamente com o esqueleto da baleia encontrada há três anos na costa de Newfoundland.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR