O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de quatro para seis os distritos com aviso amarelo devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

O Instituto tinha emitido anteriormente um aviso amarelo de tempo quente para os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, aos quais se juntam mais dois: Guarda e Setúbal. O aviso para estes seis distritos vai estar em vigor entre as 09h00 desta terça feira e as 21h00 de quarta-feira. O IPMA colocou também sob aviso amarelo o extremo leste da ilha da Madeira até ao final desta terça-feira devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave, significa situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para esta terça-feira, o IPMA prevê para no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral entre os cabos Raso e Mondego até ao início da manhã. Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte, por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora, e pequena subida da temperatura máxima.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul da ilha e vento moderado a forte de nordeste, soprando forte e por vezes com rajadas até 90 quilómetros por hora nas zonas montanhosas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Temperaturas previstas para esta terça-feira:

Lisboa: 17ºC – 31ºC

Porto: 15ºC – 27ºC

Vila Real: 16ºC – 32ºC

Viseu: 16ºC – 31ºC

Bragança: 13ºC – 31ºC

Guarda: 14ºC – 28ºC

Leiria: 15ºC – 28ºC

Coimbra: 13ºC – 32ºC

Castelo-Branco: 19ºC – 35ºC

Santarém: 16ºC – 36ºC

Portalegre: 20ºC – 35ºC

Évora: 16ºC – 38ºC

Beja: 15ºC – 38ºC

Faro: 21º C – 33º