Escócia

Esta é Eynhallow, a ilha mítica que só se pode visitar uma vez por ano

575

Chama-se Eynhallow e é uma ilha esquecida no meio das Orcadas da Escócia. Não há registo das suas origens, mas não lhe faltam recursos naturais. É a Eynhallow, a "ilha sagrada".

A ilha tem a forma de um coração

Está abandonada desde o século XIX, mas a ilha de Eynhallow não deixa de ser um marco das Orcadas da Escócia. Só está acessível uma vez por ano e esconde várias lendas mitológicas.

O seu nome significa “a ilha sagrada” em norueguês arcaico e fica apenas a 500 metros de Mainland – a principal ilha Orcada. Eynhallow parece de fácil acesso, mas a travessia até lá só é feita uma vez a cada ano, quando a Sociedade da Herança das Orcadas organiza uma visita organizada durante o verão. É a única altura do ano que tem para poder visitar a ilha. Mesmo de barco a viagem é arriscada devido às correntes marítimas muito fortes.

Eynhallow não tem mais de 900 metros, tem forma de coração e chega a passar despercebida num mapa-mundo. É uma ilha “parada”, ou não estivesse desabitada desde 1851. Nesse ano, Eynhallow foi atingida por uma praga que obrigou as famílias a partir. Como forma de “desinfetar” a ilha e assegurar que ninguém voltaria, o proprietário retirou os telhados de todas as casas. Desde então, é uma ilha fantasma.

Mas está também repleta de locais pré-históricos, como túmulos e muros da Idade da Pedra. Esta igreja na foto, por exemplo, é uma das infraestruturas que mais curiosidade desperta.

Fonte: Wikimedia Commons

Fonte: Wikimedia Commons

Há muitas outras ruínas espalhadas por Eynhallow.

Fonte: Geograph.ie

Mas nem só de riqueza arqueológica vive a ilha. Eynhallow é também um local de biodiversidade, um autêntico viveiro para as muitas aves marinhas e para outros animais que fazem dos penhascos um local de nidificação.

Fonte: Geograph

Esta é uma ilha mistério, ou não fosse conhecida por alguns como a “ilha assombrada”. Dizem algumas lendas que Eynhallow está sob um feitiço mítico de espíritos noruegueses malignos que fariam a ilha desaparecer se alguém tentasse pisá-la.

De facto, não há registos da ilha de Eynhallow. É pouco mencionada durante toda a História e não se sabe como surgiu nem quais as suas origens.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site