Um comboio suburbano não parou a tempo e colidiu, esta sexta-feira, contra o topo da linha, na estação de França, em Barcelona, provocando 56 feridos, um dos quais em estado grave, de acordo com a Proteção Civil da Catalunha. Não há vítimas mortais e a Renfe já está a investigar as causas do acidente.

Depois de num primeiro momento terem sido reportados 48 feridos, o balanço final subiu para 56 mas o número de feridos graves baixou de cinco para um — uma pessoa que ficou com o pulmão afetado devido ao forte embate no peito. Outros 19 estão em estado menos grave e há 34 feridos ligeiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O comboio tinha saído de San Vicente Calders, em Tarragona, e a colisão ocorreu por volta das 7h05 (8h05 de Lisboa), de acordo com o gestor ferroviário, citado pelo El Mundo. Aparentemente um problema no freio impediu a paragem. Segundo o jornal El Mundo, o maquinista está em estado de choque e explicou que “felizmente” a velocidade a que entrou na estação não era muito alta.

Para a estação deslocaram-se seis ambulâncias e nove patrulhas da polícia, 11 veículos dos bombeiros e várias unidades da Guardia Urbana, segundo a Europe Press.

A Generalitat ativou o plano de alerta da Proteção Civil da Catalunha específico para situações de emergência em transportes ferroviários.