O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai deslocar-se a Portugal no início de 2018 para participar numa cimeira sobre interligações energéticas.

A visita foi anunciada esta sexta-feira no final de um almoço de trabalho do primeiro-ministro português, António Costa, com o novo chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, em Paris.

“Espero por ti em Lisboa”, afirmou António Costa no final da declaração conjunta com o chefe de Estado francês, em referência à cimeira (Portugal, Espanha, França e Comissão Europeia) sobre interligações energéticas, que deverá acontecer no início do próximo ano.

António Costa declarou que Portugal e França pretendem avançar “em conjunto na concretização dos ambiciosos objetivos do acordo de Paris”, que considerou “essenciais para controlar as alterações climáticas”.

É fundamental termos um melhor mix energético e o reforço das interconexões entre a Península Ibérica, a França e o resto da Europa ajudará certamente todos a termos uma energia mais limpa, mais segura e, desde logo, contribuir para o objetivo do governo francês de reduzir em 50% a utilização da energia nuclear”, afirmou o primeiro-ministro português.

António Costa acrescentou que “este é um excelente exemplo de como pondo em comum as oportunidades que cada um tem” se pode “realizar em conjunto uma Europa melhor para todos”, sublinhando que uma “Europa renovada” passa pela capacidade de “saber gerir os grandes desafios globais, sejam as alterações climáticas, sejam a globalização económica”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Emmanuel Macron afirmou, por seu lado, que Portugal pode contar com a França e disse que irá à cimeira “com muito prazer”.

Pode contar com o meu compromisso para que possamos progredir nesta matéria. Daqui até ao início do próximo ano, teremos a oportunidade de formular propostas concretas num nova cimeira que fará com que iremos a Portugal com muito prazer”, declarou.

O Presidente francês esclareceu que falaram, ao almoço, das “interconexões energéticas, tema importante para Portugal e para a Espanha que permite estruturar melhor o mercado europeu da energia”, destacando que acredita “profundamente” nesse mercado europeu e assumindo que “a França tem um papel esperado”.

A última cimeira sobre interligações energéticas aconteceu em Madrid, em 2015.

Costa e Macron debatem “ação europeia” para combater os fogos

Emmanuel Macron começou por manifestar “toda a emoção e solidariedade da França face aos incêndios que fustigaram Portugal dolorosamente no mês de junho”, lembrando que “os fogos afetam mais uma vez” Portugal e França.

Depois, o chefe de Estado francês disse ter falado com António Costa sobre uma “ação europeia mais coordenada em termos de intervenção e talvez de equipamento ao nível europeu” para combater os fogos, afirmando que Portugal pode contar com França.

Evocámos, neste almoço, a possibilidade de relançar uma iniciativa para mutualizar as nossas forças de segurança civil e permitir ter uma ação europeia mais coordenada em termos de intervenção e talvez de equipamento, ao nível europeu. Vamos trabalhar nas próximas semanas juntos – e espero, com outros, neste caminho. Mas podem contar com o compromisso pleno e inteiro da França”, declarou.

António Costa foi hoje recebido no Palácio do Eliseu pelo Presidente da República Francesa, tendo tido um almoço de trabalho, seguido de uma declaração conjunta à imprensa.