Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão esta sexta feira em risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

O IPMA colocou ainda em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ de incêndio vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre “Reduzido” e “Máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Cerca das 07:45 de hoje estavam em curso 32 incêndios que estavam a ser combatidos por 1.450 operacionais, apoiados por 464 meios terrestres, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Do total dos 32 incêndios, quatro estavam em fase de resolução e os restantes 19 em fase de conclusão, adianta a ANPC.

O IPMA prevê para hoje na região sul céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na faixa costeira ocidental.

O vento soprará fraco a moderado de noroeste, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, sendo de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde. Para as regiões norte e centro, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até meio da manhã, persistindo essa nebulosidade no litoral Norte e na faixa costeira da região Centro ao longo do dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Prevê-se ainda períodos de chuva fraca no Minho e possibilidade, até ao início da manhã, de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco na restante faixa costeira.

O vento estará em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Mondego e moderado a forte nas terras altas, em especial a partir da tarde.

As temperaturas máximas previstas são de 31 graus Celsius para Lisboa, 25 para o Porto e 35 para Faro.