Segurança Informática

Android e Apple. Falha nos chips Wi-Fi ameaça milhares de milhões de smartphones

135

Foi descoberta uma vulnerabilidade grave nos chips que controlam o Wi-Fi de milhares de milhões de smartphones. Apple e Google já lançaram as respectivas atualizações de segurança. Saiba o que fazer.

AFP/Getty Images

Manter atualizado o software de computadores e smartphones continua a ser um alerta necessário, porque as ameaças em grande escala são recorrentes e as boas práticas dos utilizadores demoram a ser seguidas. Na semana passada, surgiu uma vulnerabilidade rara, importante e grave, porque foi encontrada no chip do Wi-Fi que se encontra instalado em milhares de milhões de smartphones.

Este problema afeta de igual forma dispositivos Android e Apple, porque em vez de infetar o sistema operativo, explora uma vulnerabilidade encontrada no hardware. O investigador Nitay Artenstein explicou à Wired a falha que encontrou nos chips Wi-Fi da Broadcom que equipam todos os iPhone e os smartphones Android mais recentes.

O processo é complexo, mas pode ser resumido da seguinte forma: o controlador do chip Wi-Fi pode ser infetado através da função básica que é a pesquisa de redes sem fios. Na prática, um hacker que se encontre a curta distância de um smartphone pode aproveitar esse sinal de busca para injetar código malicioso no software que controla o chip da antena e, em última análise, no sistema operativo.

Nitay Artenstein explicou ainda que, no limite, um ataque deste tipo poderia afetar, literalmente, todos os smartphones equipados com este hardware. Isto porque o bug encontrado permite transformar o chip Wi-Fi num ponto de acesso, ou seja, numa ponte de passagem do código malicioso, bastando para isso que telemóveis com o Wi-Fi ligado se cruzem fisicamente com o dispositivo infetado.

As atualizações de segurança foram lançadas antes desta falha chegar ao domínio público, quer pela Apple (iOS 10.3.3) quer pela Google.

Para atualizar o iPhone ou o iPad vá a Definições > Geral > Atualização de software.

Na maioria dos dispositivos Android encontra as atualizações em Definições > Acerca do dispositivo > Atualização de software.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: pesteves@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site