O mayor de Los Angeles, Eric Garcetti, chegou esta segunda-feira a um acordo com o Comité Olímpico Internacional (COI) para a realização das edições dos Jogos que sucedem a Tóquio 2020, divulgaram representantes da cidade à agência noticiosa Bloomberg.

A câmara da cidade norte-americana deverá anunciar ainda esta segunda-feira o acordo que foi estabelecido com o COI para abdicar da candidatura aos Jogos de 2024 e assegurar a organização dos Jogos de 2028. Será a primeira vez que os Jogos se realizam nos Estados Unidos desde 2002.

O COI confirmou a informação e avaliou a contribuição da organização em 1,5 mil milhões de euros. “O COI congratula-se em divulgar o contrato para cidade anfitriã para os Jogos Olímpicos de 2028, na sequência da candidatura de Los Angeles à organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2028”, indicou a organização, em comunicado publicado na sua página na Internet, de acordo com a Lusa.

“Los Angeles apresentou uma excelente candidatura que responde às prioridades da agenda 2020, maximizando a utilização das instalações existentes”, afirmou o presidente do COI, Thomas Bach.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na semana passada, o presidente da câmara de Los Angeles, Eric Garcetti, tinha já manifestado abertura em acolher os Jogos Olímpicos de 2028. Tratou-se da primeira vez que um responsável da candidatura norte-americana reconheceu explicitamente a possibilidade de os Jogos Olímpicos de 2024 serem atribuídos a Paris, com Los Angeles a receber em troca uma contribuição financeira acrescida pela organização do evento em 2028.

Os membros do organismo olímpico aprovaram em junho uma nova metodologia para a eleição das sedes dos Jogos, que permitirá atribuir em simultâneo as organizações de 2024 e 2028, uma decisão feita ‘à medida’ de Los Angeles e Paris, únicas candidatas a acolherem a edição de 2024. Com o anúncio de hoje, um acordo tripartido deverá ser agora assinado, sendo depois a dupla atribuição validada a 13 de setembro, em Lima, na 131.? sessão do COI.

A cidade norte-americana e a capital francesa, Paris, concorriam à organização dos Jogos 2024, com Paris a assegurar a preferência do Comité. De acordo com a Bloomberg, o COI viu no acordo uma boa oportunidade por considerar que os Jogos de 1984 (Los Angeles) foram um sucesso financeiro e emocional. Resolve também um problema: o COI não tem cidades suficientemente interessadas, pelo custo elevado que representa.