“Nunca soube que o Benfica tinha claques”. O ambiente no futebol português até andava relativamente calmo, mas bastou uma frase de Luís Filipe Vieira, presidente dos encarnados, para reacender o rastilho de mais uma guerra que envolve os três ‘grandes’. E uma guerra que encerra muito mais do que a frase aparenta.

“Claques? Não sei que palavra é essa. Sei o que são sócios organizados. Nunca soube que o Benfica tinha claques. Se disserem que naquele espaço não estão sócios do Benfica, são facilmente identificáveis. São todos sócios do Benfica e têm as mesmas regalias, os mesmos direitos do que eu“, referiu Luís Filipe Vieira numa conversa que se seguiu à apresentação das obras de ampliação e melhoramento no Caixa Futebol Campus, no Seixal.

Mas será mesmo assim? Luís Filipe Vieira sabe quem são os No Names Boys e sabe quem são os Diabos Vermelhos, mas não reconhece os mesmos como claques, mas sim como um grupo de sócios que se organiza por si. E essa ideia será mantida e quiçá mais explorada até nos próximos tempos: sabendo que existe um processo ainda a decorrer no seguimento de uma queixa do Sporting, que defende que os rivais da Segunda Circular apoiam de forma ilegal as suas claques, os encarnados vão lutar para colocarem o tema na agenda e promoverem uma discussão sobre as atuais legislações a um nível mais alto (envolvendo o Estado), alegando que as claques dos rivais têm poucos dos membros que realmente fazem parte do grupo registados, como preveem os regulamentos, e conseguem ter poder para influenciar as direções dos seus clubes, entre outros pontos.

FC Porto respondeu com um tweet e atacou com um comunicado

O FC Porto respondeu ainda segunda-feira através de um tweet com uma única frase: “Nós sabemos que temos as melhores claques do mundo”. Mas foi num comunicado que os dragões lançaram o grande ataque ao rival Benfica, recordando inclusivamente a morte do italiano Marco Ficini, em abril.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No futebol português há umas regras para todos os clubes e uma bolha de exceção para o Benfica, que permite ao clube da Luz viver em permanente regime alternativo, submetendo-se às regras e aos regulamentos da forma que lhe apetece e mais convém. Isto acontece devido à cumplicidade de várias entidades, desportivas e não desportivas, mas agora atingimos um nível de sublimação com o presidente do clube a afirmar sem se rir que desconhece a existência de claques no clube”, começou por destacar na missiva.

“Mais do que uma forma ardilosa de procurar eximir-se às responsabilidades de apoiar duas claques ilegais, como são os No Name e os Diabos Vermelhos, Luís Filipe Vieira goza com todos os adeptos de futebol, com as autoridades desportivas e com a polícia, que ainda na última época levantou dezenas de autos devido a incidentes protagonizados pelas duas claques. Aliás, esta situação é conhecida ao mais alto nível”, acrescentou, antes de recordar o atropelamento mortal de Marco Ficini na véspera do Sporting-Benfica.

“E não, não se trata de uma questão semântica, entre grupo organizado de adeptos ou de sócios, as claques do Benfica existem, Luís Filipe Vieira sabe disso perfeitamente, sabe-o tão bem que o Benfica até paga o aluguer de carrinhas para transportar esses adeptos, sabe-o tão bem que o treinador da equipa principal dá os parabéns em conferência de imprensa quando as claques fazem anos. Sabe-o tão bem que cede instalações no estádio às claques, sabe-o tão bem que as claques beneficiam de bilhetes a preços reduzidos… Pior, muito pior, sabe-o muito bem, pois certamente não se esqueceu de que em abril deste ano a claque No Name foi mais uma vez responsável por uma morte de um adepto. Infelizmente, nem este género de tragédias faz esta gente ter um pouco mais de decoro e responsabilidade. E que só acontecem devido à cumplicidade dos sucessivos governos, incapazes de fazer cumprir as leis”, concluiu.

Com o comunicado, o clube azul e branco teve também a intenção de recordar a denúncia feita pelo diretor de comunicação, Francisco J. Marques, de um email publicado na página Benfica Leaks, sobre uma alegada correspondência entre Domingos Soares Oliveira, administrador da SAD encarnada, e Rui Pereira, chefe de segurança das águias, onde o segundo manifestava a sua preocupação por uma ocorrência na área de serviço de Aveiras, no regresso dos adeptos do jogo em Braga, onde elementos ligados à claque No Name Boys teriam fugido na auto-estrada sem pagar o abastecimento.

“A senhora da área de serviço disse aos polícias que seriam carrinhas do Benfica. Questionando a senhora porque dizia tal coisa, disse que pediram fatura com o NIF do Benfica. A PSP há muito que nos diz que o SLB paga o aluguer destas carrinhas aos No Name e que considera tal prática como um apoio ilegal. Ficaram no domingo a saber que, além do aluguer, o SLB ainda lhes paga o combustível. A PSP diz que vai fazer um auto de notícia da ocorrência e que pode sobrar para o SLB”, leu.

Sporting recorda imagem de Vieira… com cachecol dos No Name Boys

Também o Sporting, através do diretor de comunicação Nuno Saraiva, não deixou passar em claro as afirmações de Luís Filipe Vieira, recordando também o tal processo crime que envolveu membros dos No Name Boys. “É uma musa inspiradora da cartilha da mentira”, atirou o responsável verde e branco num post no Facebook.

“É abundantemente citado num processo crime de 2009 como tendo intercedido junto dos comandantes da PSP para que a vigilância policial junto das claques No Name Boys e Diabos Vermelhos fosse aliviada e fosse feita vista grossa aos artefactos pirotécnicos para que, e cito, os adversários “fiquem a conhecer o inferno da Luz”. Em 2011, acompanhado por Rui Costa, esteve na festa de aniversário da claque No Name Boys, havendo aliás inúmeras fotografias suas ao lado do membro da claque suspeito do assassinato de Marco Ficini em Abril de 2017 junto ao estádio da Luz, ato que, indecorosamente, nunca foi condenado pelo presidente do Benfica”, destaca.

“Vieira diz também que a única coisa que existe no Benfica são ‘grupos organizados de sócios’ que têm ‘as mesmas regalias’ que ele próprio. Presumo, perante esta afirmação, que todos os sócios do Benfica, sem exceção, beneficiem de preços especiais e mais baratos quando vão ao futebol, que usufruam de financiamento de combustível sempre que queiram deslocar-se para apoiar a sua equipa nos jogos fora de casa e que todos tenham livre acesso ao estádio, antes da abertura de portas, para a colocação de faixas, tarjas e outros artefactos identificados com as claques. Se não fosse grave, a mentira de Vieira dava para rir. Esperemos que as autoridades a quem compete fazer cumprir os regulamentos e a lei se mantenham firmes naquele que é o seu papel, doa a quem doer”, rematou.

https://www.facebook.com/DiretordecomunicacaoSportingClubedePortugal/posts/2030070667215986:0

Através do Twitter, o Sporting deixou também uma palavra de agradecimento durante o dia às quatro claques do clube que ocupam a Curva Sul do estádio José Alvalade, descritos como “os melhores adeptos do mundo”. Mas o grande objetivo passa por ver a queixa apresentada contra o Benfica, por alegado apoio indevido a claques não legalizadas, ser analisada e devidamente sancionada.