Conhecida pelo enorme território, diversidade de culturas, mas também ricas (e estranhas) tradições, a Rússia continua a ser um país do qual grande parte dos europeus ocidentais pouco sabe. Não deixando, por isso, de se estranhar quando, de uma simples feira de maquinaria pesada, os russos conseguem fazer um verdadeiro espectáculo, quase a fazer lembrar um filme da saga Transformers! Difícil de acreditar? Veja o vídeo.

O momento, surpreendente, pertenceu ao fabricante de maquinaria pesada Lovol, que, numa feira especializada, decidiu mostrar ao público presente as capacidades da sua nova máquina, a FL958G-II. Como? Fazendo-a dançar ao som da música que um cantor interpretava na altura, utilizando para tal apenas e só duas das quatro rodas.

A habilidade, em que merece igual destaque a capacidade do operador para fazer de uma pá carregadora de rodas de 17 toneladas uma espécie de animal amestrado, que sobre as “patas da frente” procura acompanhar as bailarinas na sua dança, vem confirmar a forma diferente como as coisas acontecem na Rússia. Haverá alguém capaz de fazer melhor, do lado de cá da Europa, ou até mesmo no Oriente?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR