Modelo com extensa falange de seguidores desde que foi lançado, em 2002, o BMW Z4 prepara-se, há já algum tempo, para dar lugar ao seu sucessor. O qual, depois de muito secretismo, acaba de ver confirmado o seu lançamento, embora ainda sob a forma de protótipo, no famoso Concurso de Elegância de Pebble Beach, nos Estados Unidos da América; mais concretamente, a 17 de Agosto. Já quanto ao nome, permanece a indefinição…

Desenvolvido pela BMW em conjunto com o fabricante japonês Toyota, que deverá utilizar a mesma base para uma proposta idêntica, de nome Supra, o futuro Z4 parece assim cada vez mais perto da realidade, com o concept a apresentar pela marca da hélice em Pebble Beach a revelar já muito daquilo que será o modelo de produção. O qual terá, certamente, também muito das linhas que a imagem agora divulgada revela.

Na foto de perfil que a BMW difundiu, verdadeiramente inesperado parece ser uma frente bastante mais pontiaguda que nos protótipos já avistados em testes de desenvolvimento, assim como as bossas por detrás dos encostos de cabeça. Algo que, no entanto, segundo avança alguma imprensa internacional, não deverá passar para a versão de produção, que manterá sim opções que fazem parte da génese do modelo, como os dois lugares ou a tracção apenas traseira. Ainda que, ao nível da capota, na nova geração a opção passe pela lona, em detrimento do tejadilho rígido articulado.

Por outro lado, o novo Z4, que para já é conhecido internamente apenas pelo nome de código G29, deverá assumir-se mais como um concorrente directo do Porsche 718 Boxster, do que propriamente daquele que era até aqui o seu principal rival – o Mercedes-Benz SLC.

Falando dos aspectos técnicos, a nova geração do pequeno roadster alemão deverá apresentar-se com uma oferta de motores que vai desde o sDrive20i até ao topo de gama M40i, ao passo que, em termos de transmissões, as opções variarão entre a tradicional caixa manual de seis velocidades e a também já conhecida caixa automática de oito relações.

No caso da motorização de entrada, o 2,0 litros deverá debitar qualquer coisa como 200 cv de potência, ao passo que o M40i anunciará 355 cv de potência e 500 Nm de binário, entre as 1.450 e 4800 rpm. Neste último caso, fruto da opção pelo mesmo seis cilindros em linha 3,0 litros turbo que equipa o X4 M40i.

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