Modelo de maior performance e emoção dentro da gama Golf, o Volkswagen Golf R foi alvo de um facelift, baseado num novo Pack Performance, que promete ajudar a fazer subir ainda mais os níveis de adrenalina ao volante. Desde logo, por contar com um sistema de escapes desenvolvido por uma das marcas mais famosas neste domínio, a Akrapovic, que não só retira 7 kg à solução proposta de série, como garante uma sonoridade muito mais arrebatadora.

Segundo revela a marca alemã, o som a emitir pelas quatro ponteiras de escape variará consoante o modo de condução seleccionado, atingindo o seu momento de maior frisson quando o motor é levado até bem perto do red-line, assim como nas passagens de caixa.

Apostando, entre outros aspectos, na redução de peso, deste novo Performance Pack faz igualmente parte um sistema de travagem mais evoluído e leve (-2 kg), graças à adopção de pinças em alumínio, conjugadas com discos de fricção em aço fundido, com pinos moldados. Solução que tem ainda a particularidade de libertar radialmente o aquecimento que o sistema sofre, além de oferecer uma medição muito precisa. De resto, as próprias pastilhas de travagem aplicadas no eixo dianteiro foram especialmente desenvolvidas de forma a garantir maior eficácia na travagem. Visualmente, esta solução é facilmente distinguida, graças ao emblema “R” sobre uma superfície metalizada, aplicada nas pinças.

Segundo o fabricante, os clientes também podem adquirir qualquer uma destas mais-valias separadamente, o mesmo acontecendo com pneus semi-slick, importantes na obtenção dos melhores tempos por volta num qualquer track day. Sendo que, ao mesmo tempo e por um valor adicional, os clientes podem ainda instalar um kit aerodinâmico, do qual faz parte um pára-choques dianteiro com entradas de ar específicas, saias laterais redesenhadas e um difusor traseiro optimizado e importado dos carros de corrida. Não faltando sequer a opção por uma asa ou spoiler traseiro, capaz de aumentar o efeito de downforce em 20 kg.

Infelizmente, todo este arsenal de opcionais não é acompanhado de qualquer alteração na potência do Golf R, a qual se mantém nos recentemente actualizados 310 cv, extraídos do bloco 2.0 TSI a gasolina, com um binário máximo de 400 Nm. Números que ajudam a versão mais radical do popular Golf, equipada de série com tracção integral 4Motion e caixa manual de seis velocidades (a DSG também está disponível), a acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR