Sessenta e nove pessoas morreram afogadas em Portugal desde o início do ano, quase todas em zonas não vigiadas, segundo dados do Observatório do Afogamento, da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores.

Segundo o Observatório, morreram 69 pessoas afogadas, quase metade no mar e uma em cada quatro em zonas de rio. Os restantes afogamentos ocorreram em rios, poços, tanques de rega, piscinas (particulares ou de hotéis), valas e marinas.

O relatório do primeiro semestre do Observatório do Afogamento regista um total de 62 mortos (mais sete no mês de julho), quase metade (29 casos) no mar e apenas dois casos foram registados em zonas vigiadas. Um em cada quatro casos (16) foram registados em zonas fluviais.

O maior número de casos ocorreu no distrito do Porto (12), seguido de Faro (11) e Lisboa (nove).

O mês de junho foi o que mais mortes por afogamento registou, com 17 casos, seguido de fevereiro (11), março e maio (10) e janeiro, abril e julho (sete casos cada).

Na lista das causas determinadas para o afogamento incluem-se pesca lúdica, tentativa de salvamento, arrastamento por correntes (mar e rio), passeio junto ao mar, embriaguez, queda de carro ao rio ou ritual religioso. Quase metade dos casos não tem causa determinada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Observatório do Afogamento foi fundado em 2017 pela Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores para “contabilizar as mortes por afogamento em Portugal, de forma a serem criadas estratégias de prevenção”.

A maioria das praias portuguesas iniciou a época balnear durante o mês de junho, um período que se estende até 15 de outubro para efeitos da “exploração e funcionamento de concessões de apoio balnear e seus serviços acessórios”.

Contudo, houve locais onde a época balnear arrancou a 1 de maio, uma vez que compete às câmaras municipais definir a época balnear em cada praia do seu concelho.

Das 650 áreas balneares, 175 começaram a temporada a 1 de junho. Foram sobretudo praias do litoral a sul de Lisboa, como são os casos dos concelhos de Almada (que inclui a Costa da Caparica) e quase todos os municípios da costa algarvia, ou a maioria das praias na Região Autónoma da Madeira.

A maior parte das praias — 246 de norte a sul de Portugal continental e nas regiões autónomas — abriu a 15 de junho.

A época balnear começou durante o mês de maio para 43 praias, sobretudo em Cascais, Oeiras, ambos no distrito de Lisboa, e Albufeira, no distrito de Faro.