Mesmo sem jogar, foi uma noite muito positiva para o Sporting: com uma conjugação cósmica de resultados onde tudo, ou quase tudo, correu como deveria correr para as aspirações leoninas, o conjunto verde e branco ficou mesmo como cabeça-de-série do sorteio do playoff da Champions, que decorrerá sexta-feira em Nyon.

Desta forma, os comandados de Jorge Jesus conseguem evitar equipas como Sevilha, Nápoles, Liverpool e CSKA Moscovo, os “tubarões” que se apresentavam nesta fase, e irão defrontar um de cinco adversários: Nice (França), Young Boys (Suíça), Steaua Bucareste (Roménia), Istambul Basaksehir (Turquia) e Hoffenheim (Alemanha).

E qual é a razão dessa conjugação? Porque algumas das formações que em condições normais eram favoritas a passar, e que têm melhor ranking do que os leões, acabaram por ser eliminadas. Exemplos: o Ajax, que esteve a vencer por 2-1 o Nice, deixou-se empatar aos 79′ com um golo de Vincent Marcel e foi afastado; o Dínamo Kiev, que tinha ganhou na Ucrânia por 3-1 a primeira eliminatória, perdeu por 2-0 com os suíços do Young Boys com um golo de Lotomba no penúltimo minuto; o Club Brugge, que empatara 3-3 em casa frente ao Istambul Basakehir, viu-se a perder por 2-0 ainda na primeira parte e não conseguiu inverter o resultado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final de todas estas contas, apenas uma equipa, o CSKA Moscovo, conseguiu passar ao playoff da Liga dos Campeões, ficando assim a última vaga como cabeça-de-série para o Sporting.

Acrescente-se que os jogos do playoff de acesso à fase de grupos da Champions já têm data, com a primeira mão a realizar-se nos dias 15/16 de agosto e a segunda na semana seguinte, a 22/23 de agosto. A título de curiosidade, a última vez que os leões estiveram nesta eliminatória da Liga dos Campeões acabaram por ser eliminados pelo CSKA Moscovo, com uma vitória por 2-1 em Alvalade e uma derrota por 3-1 na Rússia. O carrasco verde e branco acabou por ser o atual avançado Doumbia, que marcou um golo na primeira mão e dois no encontro decisivo.

Além desse duelo com o conjunto russo, em 2015/16, o Sporting teve os seguintes resultados em pré-eliminatórias e playoffs da Champions: em 1996/97, afastou o Beitar Jerusalém na pré-eliminatória (0-0 e 3-0); em 2002/03, perdeu com o Inter na pré-eliminatória (0-0 e 0-2); em 2005/06, foi afastado na pré-eliminatória pela Udinese (0-1 e 2-3); em 2009/10, eliminou o Twente (0-0 e 1-1) e foi eliminado pela Fiorentina no playoff (1-1 e 2-2).