A revista Nature Communications revelou aquilo que pode ser o modelo da primeira flor. A conclusão veio de um estudo que cruzou várias espécies os investigadores acreditam ter conseguido o primeiro retrato-robô da primeira espécie de flor.

São poucas as informações sobre as flores mais antigas do planeta, isto porque raramente se tem acesso a fósseis de plantas. Ainda assim, estimam que esta tenha cerca de 470 milhões de anos. O resultado final do estudo permitiu desenhar este modelo:

Fonte: Nature Communications

A imagem mostra uma flor com muitos ciclos concêntricos de órgãos semelhantes a pétalas em conjuntos de três, dispostos em verticilos. Este foi o resultado do cruzamento com 792 espécies vivas de flores. Terá sido a partir desta que as restantes espécies de flores evoluíram.

Um dos maiores mistérios continua a ser o sexo das flores. Esta, dizem os cientistas, teria ambos os órgãos masculino e feminino, nomeadamente cinco estames (os órgãos reprodutores masculinos) e cinco carpelos (os órgãos femininos).

Jason Hilton, um dos responsáveis pela investigação, disse à BBC que um próximo estudo irá tratar de confirmar se este modelo está ou não correto. O desafio seguinte será procurar descobrir um registo fóssil desta espécie.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR