O plantel de futsal do Sporting apresentou-se esta quarta-feira ao trabalho para a nova temporada, com o treinador dos ‘leões’, Nuno Dias, e os jogadores a subscreverem o objetivo de alcançar o tricampeonato nacional.

Em declarações prestadas no pavilhão multiusos de Alvalade, onde a equipa realizou o primeiro treino, o técnico dos bicampeões lembrou que o ‘tri’ é um sonho inédito para o clube, um feito que nunca conseguiu alcançar desde que o campeonato nacional é disputado com um ‘play-off’ na fase final.

Somos um dos favoritos. Não podemos esconder-nos atrás do ‘jogo a jogo’. Temos de assumir a nossa quota-parte de favoritismo, somos bicampeões nacionais e mantivemos praticamente toda a estrutura, sabendo que, pela análise aos nossos adversários, o campeonato vai estar nivelado com mais qualidade do que na época passada. Todos vão estar melhor”, frisou.

Nuno Dias garantiu que a sua formação vai “trabalhar muito” para conseguir mais um título nacional para o clube e assim ajudar o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, a cumprir a meta de ver todas as modalidades coletivas campeãs. Contudo, o técnico recusou definir o futsal como o exemplo a seguir para as restantes modalidades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não direi que sejamos um exemplo a seguir, mas parece-me que somos um bom exemplo. O andebol também foi campeão. O Sporting é um clube eclético e tem tido muitos sucessos. O que a gente pretende é fazer parte desses sucessos do clube, esperando que todas as modalidades consigam fazer o mesmo que nós”, afirmou.

Já sobre os reforços Divanei e Cardinal, ambos de regresso ao clube após experiências no estrangeiro, o treinador do Sporting considerou que “não vêm para resolver problemas” e sim para “ajudar”, uma vez que estão a integrar “um plantel ganhador” nas últimas épocas.

Esta visão foi partilhada pelas duas contratações ‘leoninas’ para a época 2017/18. Recuperado ao Kairat Almaty, o brasileiro Divanei expressou a sua satisfação por estar de volta ao clube que sempre acompanhou, mesmo quando estava longe, e espera agora ajudar a triunfar neste campeonato.

“Acompanhei sempre o Sporting nesses três anos em que estive fora. Eu saí, mas o Sporting não saiu de mim. Tudo é possível, temos uma equipa forte, que conseguiu manter a base da época passada. Esperamos mostrar muita raça e vontade para tentar a conquista do tricampeonato”, declarou.

Por sua vez, Cardinal reiterou a alegria por emendar “o maior erro desportivo da vida”, salientando encontrar um clube melhor do que aquele que deixou há sete anos e que, por força dos títulos, assumiu partir na dianteira para a corrida pelo título.

“Vejo coisas muito positivas, o clube está muito melhor do que quando eu cá estava e espero que daqui a um ano ou dois esteja melhor ainda”, afirmou, acrescentando: “O Sporting é o bicampeão, mas não nos podemos esquecer que temos rivais muito fortes e que não podemos desprezar ninguém. Temos de ser humildes e respeitar os adversários”.

Finalmente, o capitão ‘leonino’, João Matos, reconheceu as “boas expectativas” para a nova época e admitiu o conforto da equipa em jogar com o estatuto de bicampeã nacional e principal favorita à conquista da próxima edição do campeonato.

“Partimos todos do zero, mas temos um estatuto que nos traz alguma responsabilidade e nós também gostamos dessa responsabilidade. Temos um plantel forte, muito equilibrado e reforçado em relação à época passada. Acredito que temos uma equipa mais forte do que no ano passado”, sentenciou.

O Sporting, bicampeão nacional, inicia oficialmente a temporada de futsal a 02 de setembro, com a disputa da Supertaça frente ao rival Benfica, vencedor da última edição da Taça de Portugal.

Plantel de futsal do Sporting:

Guarda-redes: Gonçalo Portugal, Marcão e André Sousa.

Alas: Edgar Varela, Pedro Cary, Djô, Diogo, João Matos, Deo, Cavinato, Anilton, Merlin e Divanei.

Universal: Caio Japa.

Pivô: Cardinal, Fortino e Dieguinho.