O incêndio que deflagrou esta quinta-feira numa das maiores torres residenciais do mundo, a Torch Tower, no Dubai, foi controlado cerca de duas horas e meia depois de ter iniciado. O fogo começou perto da 01h (hora local) e entrou em fase de rescaldo por voltas das 03h30.

De acordo com o Departamento de Comunicação do Governo do Dubai, o edifício foi evacuado com sucesso e não há registo de feridos. Em poucos minutos o incêndio consumiu um dos lados do edifício, segundo a imprensa internacional. A causa do fogo ainda não é conhecida. Uma investigação está a ser levada a cabo pela polícia do Dubai.

A torre em questão está situada no famoso bairro Dubai Marina. Tem 86 andares e 676 apartamentos, segurança permanente, porteiro e seis espaços comerciais. Quando foi concluída em 2011, foi considerada a torre residencial mais alta do mundo. Desde então, já foi ultrapassada por seis outros edifícios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os vídeos divulgados nas redes sociais mostram as chamas a espalharem-se para os andares de cima.

https://twitter.com/aaronsheasley/status/893242022248796160

Este é o segundo incêndio que deflagra neste arranha-céus de 86 andares, depois de um incidente semelhante em 2015. O incêndio de 2015, refira-se, foi controlado em cerca de três horas. Não houve quaisquer fatalidades e apenas sete pessoas foram tratadas por inalação de fumo.

Grande incêndio em arranha-céus residencial no Dubai provoca pelo menos quatro feridos

O incêndio de 2015 deixou 101 apartamentos inabitáveis, mas o Município do Dubai garantiu, à data, que a estrutura do edifício não tinha sofrido danos relevantes.

O incêndio de 2015 não deixou danos muito relevantes na estrutura do edifício (Foto de Warren Little/Getty Images)

O ano de 2017, ainda longe do fim, já ficou marcado pelo incêndio de grandes proporções que atingiu uma torre de 24 andares e cerca de 150 apartamentos, em Londres. A tragédia fez quase 80 vítimas mortais.