A Seat lançou uma iniciativa curiosa, que consistiu em solicitar aos seus clientes e fãs ajuda para encontrar a melhor denominação possível para o terceiro SUV da sua gama, que será comercializado a partir de 2018. O público não se fez rogado e mais de 130.000 fizeram questão em colaborar, em representação de 106 países, contribuindo com um total de 10.130 nomes utilizáveis, uma vez que tinham de estar obrigatoriamente associados à geografia espanhola.

Entre as inúmeras propostas avançadas, a marca espanhola do Grupo Volkswagen seleccionou as que lhe pareceram as nove melhores: Abrera, Alboran, Aran, Avila, Donosti, Tarifa, Tarraco e Teide.

Segue-se agora a fase de validação, que passa por cruzar os nomes escolhidos com as características do veículo em causa, para depois se averiguar se o termo utilizado possui um significado menos próprio em algum dos países em que o modelo será comercializado – o que a Hyundai não deverá ter feito em relação ao seu novo SUV compacto –, sendo finalmente analisados os direitos de utilização dos termos nos diferentes mercados.

O futuro SUV, que já se sabe que terá uma denominação que se iniciará pelas letras ‘A’, ‘D’ ou ‘T’, é uma versão mais comprida do Ateca, que juntamente com este e o mais pequeno Arona – concebido com base na plataforma do Ibiza – reforçará a gama de veículos mais radicais da Seat.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR