São menos 3.410 contribuintes que, no espaço de um ano, surgem na lista de devedores ao fisco. Só entre julho de 2016 e o início deste mês, a lista negra perdeu 3.410 nomes, cerca de 9% do total de contribuintes com dívidas fiscais, avança o DN/Dinheiro Vivo na sua edição de hoje.

A justificação: o programa extraordinário de regularização de dívidas (PERES). Há uma razão adicional: mais contribuintes a regularizarem as duas dívidas e a pagarem impostos dentro dos prazos definidos. Contudo, o “perdão fiscal” de Mário Centeno, permitido através do PERES, deu um forte contributo para recuperar parte dos 542 milhões de euros dessa ‘lista negra’.

Os dados – e respetivo contributo do PERES para a redução desta lista de devedores – encontram-se no mais recente no Relatório sobre o Combate à Fraude e Evasão Fiscais e Aduaneiras. “As condições de pagamento, com benefício [isenção de juros, custas e parte das coimas] induziram a cobrança de um elevado valor de dívidas de contribuintes que constavam da lista de devedores”, cita o jornal.

O universo total de portugueses com dívidas fiscais, no final de julho do ano passado, somava 39 mil nomes (mais de 27 mil eram contribuintes individuais, onde se registou agora a maior redução, os restantes empresas). Até agora, a lista negra do fisco tem vindo a aumentar – chegou a ultrapassar os 41 mil devedores em setembro do ano passado -, mas já houve períodos em que se registaram quedas. Nenhuma redução, contudo, foi tão expressiva como esta última.

Regimes extraordinários nos impostos: Estado encaixa a curto prazo, mas perde depois

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR