Sete meses depois de tomar posse, o presidente norte-americano Donald Trump vai esta sexta-feira de férias. O destino escolhido é o Trump National Bedminster, em Nova Jérsia, um complexo de luxo da família Trump, a 350 quilómetros da Casa Branca. O resort Mar-a-Lago, na Flórida, costuma ser uma das opções de Trump, mas se escolhesse a outra ponta do país ficava muito longe da capital (e muito caro para os contribuintes).

Uma das principais pistas vem da Administração Federal de Aviação, que há poucos dias anunciou restrições ao espaço aéreo do complexo entre os dias 3 e 20 de agosto – medidas habituais quando o presidente sai de Washington. A estadia sai mais barata ao governo federal, de acordo com Trump. As deslocações do presidente envolvem um forte aparelho de segurança e um protocolo previamente (e cuidadosamente) planeado e inteiramente pago pelo Tesouro norte-americano.

Contrariando as duras críticas que já fez sobre as férias dos seus antecessores, Donald Trump faz agora uma pausa de três semanas na calma e tranquilidade do seu complexo: “Vou sair da Casa Branca muito poucas vezes. Não vou ser um presidente que tira férias”, disse.

Donald Trump comprou o complexo (um dos seus favoritos e obra do arquiteto Tom Fazio) em 2002 por 35 milhões de dólares (cerca de 29 milhões de euros). Estende-se por sete quilómetros e conta com campos de golfe de 36 buracos. É aqui que pretende ser enterrado, tendo já pedido permissão para construir um cemitério e um jazigo familiar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

courts de ténis, piscinas, discotecas, centros de entretenimento e, claro, muitos campos de golfe. O Trump National Bedminster foi também o destino escolhido pela filha do presidente para casar. Ivanka casou no recinto em 2009, num casamento com mais de 500 convidados e tem uma propriedade dentro do complexo que conta com três pisos e cinco quartos.

São precisos uns meros 100 mil dólares para se tornar membro deste clube (mais a quota anual de 22 mil). Conheça o complexo nesta fotogaleria.