Fabricante automóvel de referência entre os superdesportivos, a Ferrari continua a reflectir o estatuto há muito conquistado, também nas vendas dos seus automóveis. Nomeadamente, com uma sucessão de recordes comerciais, o último dos quais, no segundo trimestre de 2017. Período em que a marca do Cavallino Rampante alcançou uma subida de 5,3% no número de unidades vendidas, sinónimo de um total de 920 milhões de euros nos resultados líquidos, mas também de um aumento de 24% nos lucros. Não restam dúvidas: é obra!

Segundo avança o fabricante de Maranello, como principais responsáveis deste crescimento surgem não apenas as edições especiais, muito procuradas, como o LaFerrari Aperta, como também os modelos mais “mainstream”, como é o caso do GTC4Lusso.

Os dados divulgados agora pela Ferrari revelam ainda que, só durante o período em questão, a marca entregou um total de 2.332 carros, ou seja, mais 18 unidades que no mesmo trimestre de 2016, com as motorizações V12 a ganharem destaque, conseguindo mesmo uma subida de 36% na procura.

Já em termos de modelos, as encomendas foram lideradas pelos já referidos GTC4Lusso e LaFerrari Aperta, seguidos do F12berlinetta e F12tdf, dois modelos cuja produção, aliás, já terminou, tendo sido substituída pela do novíssimo 812 Superfast. Logo a seguir no ranking, surgem propostas como o Californa T, modelo no quarto ano de produção, a família 488 e, finalmente, o GTC4 Lusso T, que manteve os números do último ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em termos de previsões para o ano em curso, a Ferrari espera terminar 2017 com um aumento nos lucros de 950 milhões de euros, valor muito perto dos mil milhões de euros apontados, ainda em Março, pelo seu CEO, Sergio Marchionne, como objectivo possível. Em grande parte, fruto não só da abertura no terceiro trimestre deste ano de um novo importador em Hong-Kong, mas também do sucesso continuado em regiões como os Estados Unidos da América ou a Austrália. Duas áreas do globo em que o construtor registou, no segundo trimestre subidas nas vendas de 3,0 e 2,5 por cento, respectivamente.

Visando a continuação desta subida, a marca do Cavallino Rampante tem já em preparação um novo plano de crescimento a cinco anos, a apresentar por Marchionne em 2018, e do qual faz parte não só o lançamento de um “veículo mais funcional”, como também versões híbridas de todos os Ferrari que vierem a ser comercializados a partir de 2019. Propostas que utilizarão a mesma plataforma a estrear pelo sucessor do GTC4Lusso, da qual faz parte não apenas a tracção integral, como também motorização híbrida.

Quanto ao muito aguardado “veículo mais funcional”, a Ferrari assumiu já esperar que a sua comercialização venha a duplicar os lucros da companhia, até 2022. Isto apesar de, segundo alguns rumores, o modelo poder surgir no mercado com um preço de referência a rondar os 353.920 euros, mas que, ainda assim, não deverá impedir as vendas na ordem das 2.000 unidades, só na China. Com o grosso da produção a ter como destino os EUA.

Recorde-se que o “veículo mais funcional” da Ferrari deverá chegar aos mercados em 2021, tudo indicando que se vai tratar de um SUV, com aspecto de coupé. E potente e rápido, como não podia deixar de ser.