O Sporting vai defrontar o Steaua Bucareste no playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, de acordo com o sorteio realizado esta manhã de sexta-feira em Nyon. A primeira mão vai realizar-se em Alvalade nos dias 15/16 de agosto, ao passo que a segunda se disputa logo na semana seguinte, a 22/23 de agosto.

Isntambul Basaksehir (Turquia)-Sevilha (Espanha), Young Boys (Suíça)-CSKA Moscovo (Rússia), Nápoles (Itália)-Nice (França) e Hoffenheim (Alemanha)-Liverpool (Inglaterra) foram os outros encontros sorteados.

Desta forma, a equipa verde e branca já tem definido o calendário até ao final de agosto, com seis jogos em 21 dias: vai fazer a jornada inaugural da Primeira Liga no domingo, dia 6, à Vila das Aves (18h); recebe depois o V. Setúbal na próxima sexta-feira, dia 11 (20h30); disputa a primeira mão do playoff da Champions a 15 ou 16 (19h45); defronta depois o V. Guimarães fora no dia 19 (18h15); joga a segunda mão da Liga dos Campeões a 22 ou 23 (19h45); e termina este ciclo com uma receção ao Estoril em Alvalade no dia 27 (18h).

Recorde-se que, em virtude de uma conjugação cósmica de resultados que relegou para a Liga Europa equipas como Ajax, Dínamo Kiev e Club Brugge, os leões passaram a beneficiar do estatuto de cabeças-de-série, evitando assim conjuntos como Sevilha, Nápoles, Liverpool e CSKA Moscovo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dessa forma, a formação comandada por Jorge Jesus já sabia que iria enfrentar uma de cinco equipas: Nice (França, que afastou o Ajax), Young Boys (Suíça, que eliminou o Dínamo Kiev), Steaua Bucareste (Roménia, que ganhou ao Viktoria Plzen), Istambul Basaksehir (Turquia, que bateu o Club Brugge) ou Hoffenheim (Alemanha, que entra agora na prova depois do quarto lugar na última Bundesliga).

Qarabag (Azerbaijão)-Copenhaga (Dinamarca), Apoel (Chipre)-Slavia Praga (Rep. Checa), Olympiakos (Grécia)-Rijeka (Croácia), Celtic (Escócia)-Astana (Cazaquistão) e Hapoel Beer-Sheva (Israel)-Maribor (Eslovénia) foram os outros encontros sorteados na rota dos campeões. Os vencedores irão também entrar na Champions.

Balotelli, Wagner ou Adebayor? Não, obrigado. O bom e o mau para o Sporting no sorteio da Champions

A título de curiosidade, esta é a sexta vez que o Sporting vai participar na qualificação para a fase de grupos da principal prova de clubes da Europa, registando nesta altura saldo negativo nessas contas: em 1996/97, afastou o Beitar Jerusalém na pré-eliminatória (0-0 e 3-0); em 2002/03, perdeu com o Inter na pré-eliminatória (0-0 e 0-2); em 2005/06, foi afastado na pré-eliminatória pela Udinese (0-1 e 2-3); em 2009/10, eliminou o Twente (0-0 e 1-1) e foi eliminado pela Fiorentina no playoff (1-1 e 2-2); e em 2015/16, caiu frente ao CSKA Moscovo também no playoff, ganhando em Alvalade por 2-1 e perdendo na Rússia por 3-1 num encontro polémico.

Nessa última eliminatória, Doumbia, avançado que reforçou esta temporada o Sporting por empréstimo da Roma, foi o grande carrasco dos leões, apontando um golo na primeira mão e dois na segunda.