Pizzaria Massa Fina

Praia da Galé 33, Apt. 2204, Albufeira. 965 573 090 / 289 582 021. Todos os dias, das 12h30 às 23h

Desde a segunda semana de julho que é possível trincar, consoante a pressa e a fome, pizzas feitas em forno de lenha em plena praia da Galé. A nova pizzaria, que leva o nome elucidativo Massa Fina, é um projeto associado ao hotel Vila Galé Collection Praia. A carta, com a assinatura do chef executivo da cadeia de hotéis, inclui pizzas a partir de 8 euros, estejam elas recheadas de pimentos, carne bolonhesa e redução de vinho, ou de cebola caramelizada, mozzarella, molho de tomate e bacon. Estes são apenas alguns exemplos, que se juntam ainda a saladas, pastas e risottos, sem esquecer as pizzas doces e os muitos gelados onde pode meter a colher. E se a vontade em trocar os 68 lugares sentados pela areia da praia for muita, nada como fazer usufruto do serviço take away.

Nesta pizzaria todas as pizzas são confecionadas em forno de lenha. © Tiago de Paula Carvalho

Al.Mar Tapas by the Sea

Rua da Torre d’Água, Quarteira. 289 153 861. Todos os dias, das 09h às 20h

Entre o restaurante e o mar fica apenas uma extensão de areia branca. Apenas esse manto separa mergulhos em água salgada de petiscos para partilhar à mesa de uma esplanada que abriu recentemente ao público. Em boa verdade, o espaço já existia. Foram precisas apenas três semanas para que o antigo bar da praia do Hilton Vilamoura, hotel de cinco estrelas habituado a ganhar prémios, desse lugar ao Al.Mar, onde o objetivo é arranjar vagar no estômago em prol dos sabores típicos do sul do país. Na ementa há as chamadas “tapas” frias e quentes, que variam entre gaspacho com tiborna e petingas fritas ou salada de polvo com pimentos assados e, vindas do forno, feijoada de búzios ou tomatada algarvia com ovo de codorniz escalfado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Maldeçoade

Avenida 5 de Outubro, Olhão. 289 091 320. Todos os dias, das 17h às 01h

As expressões típicas da região estão em destaque nesta hamburgueria, que abriu as portas no início de julho no hotel de cinco estrelas Real Marina Olhão. Tanto é que as ditas são usadas para dividir a ementa: os hambúrgueres, todos servidos com batatas fritas à escolha, são “os maldeçoades” (como quem diz “os amaldiçoados”), enquanto os risottos são “marafades”, de “irritados” ou “zangados”. O certo é que, ao todo, existem 10 hambúrgueres diferentes, entre os quais opções vegetarianas, sendo que é possível escolher o tipo de pão e acompanhamento desejados. De referir que na hamburgueria artesanal com pinta e sotaque algarvio todas as refeições têm vista privilegiada para a Ria Formosa — é “benite”, sim senhora.

O Maldeçoade ocupa lugar no hotel Real Marina Olhão. @ Imagem retirada do site do Real Marina Hotel

Jungle Juice Healthy

Rua do Leste, edifício Maré Viva, Fração B, Loja 2, Quarteira. 918 444 416. Todos dos dias, 08h às 00h

Habituados a uma alimentação saudável, dois irmãos optaram por levar propostas da sua cozinha para um pequeno estabelecimento, situado a caminho da praia, na Quarteira. No Jungle Juice Healthy, aberto desde abril, todos os sumos e batidos são feitos na hora e à base de produtos naturais. Na loja de pequenas dimensões, e com apenas 18 lugares sentados na esplanada, não são usados quaisquer ingredientes congelados e existem 40 variedades de sabores, desde o sumo de abacaxi, aipo, maçã, hortelã e espinafre ao batido de maracujá, banana e mirtilos. As propostas para matar a sede e adoçar o paladar custam a partir de 3,20 euros e são servidas num copo descartável, apto a ser levado para o areal. A acompanhar a bebida existem ainda snacks biológicos, como barrinhas de açaí e biscoitos de coco, amêndoa ou caju.

Ao todo, existem 40 variedades de sabores (entre sumos e batidos). © Imagem retirada na página de Facebook do Jungle Juice Healthy&Juice Bar

Jardim na Vila

Rua da Estalagem, Vilamoura. 918 397 363. Todos os dias, das 19h30 às 02h30

O projeto tem por base a dupla Francisco Antunes e Bernardo Flores, sócios do já considerado emblemático Fé Wine & Club, com morada fixa na cidade do Porto. Os dois homens juntaram-se a outros amigos, reuniram sinergias em parceria com o grupo Bliss e o restaurante Praia na Villa e inauguraram o Jardim na Villa, em Vilamoura. Aberto apenas até ao final de agosto, o espaço pretende ser um refúgio dotado de food corners, que providenciam petiscos “frescos e saudáveis” e ainda bares com diferentes bebidas e cocktails. Neste jardim é possível descansar à sombra das árvores, mas também nos sofás que pontuam o relvado sintético.

Sapori di Gelato

Rua Almirante Gago Coutinho 7, Albufeira. 289 508 660. Todos os dias, das 10h às 01h

A gelataria existe desde 2012, mas quis Nuno Mateus, o fundador, criar uma continuação da mesma ao abrir um novo espaço em julho deste ano. Na Sapori di Gelato, em Albufeira, todos os gelados são artesanais, de fabrico próprio, e uma parte dos ingredientes utilizados vêm diretamente de Itália. Já a fruta, essa, é sobretudo biológica e comprada a produtores locais. Ao todo existem 96 sabores, ainda que apenas 16 estejam expostos diariamente — a baunilha, o chocolate, o morango e o arroz doce dizem respeito aos sabores fixos, sendo que os restantes 12 vão variando. De notar que, volta e meia, há propostas tão diferentes como caramelo salgado, mas também sabor a Oreo e a Ferrero Roche. E onde há gelados há waffles e batidos. O novo espaço é idêntico ao primeiro, à exceção dos crepes salgados, novidade da casa que faz as vezes de refeições leves por altura dos almoços de verão.

Neste segundo espaço da gelataria também existem 96 sabores, ainda que apenas 16 estejam expostos diariamente. © Divulgação

Gelato Davvero

Praça Patrão Joaquim Lopes 21, Olhão. 289 099 425. Todos os dias, das 09h às 23h

Ainda as temperaturas estavam longe de esquentar e já os mais-que-tudo da Gelato Davvero — nome de batismo que, traduzido à letra, significa “gelado verdadeiro” — haviam chegado ao centro de Olhão. Os amigos de infância por detrás do projeto, Filippo Licitra e Riccardo Farabegoli, voltaram a fazer das suas e inauguraram em março uma loja irmã daquela que mora desde 2015 no Cais do Sodré, em Lisboa. Por cá encontram-se 20 sabores à escolha, mas também uma oferta variada de cafetaria, que inclui iogurtes naturais, açaí, sumos naturais, waffles, panquecas, crepes e batidos. Vale a pena lembrar que os gelados tipicamente italianos da Davvero resultam da mistura de leite fresco com farinha, sendo que o ingrediente principal é sempre o sabor do gelado.

Na primeira gelataria Davvero do Algarve existem ainda iogurtes naturais, açaí, sumos naturais, waffles, panquecas, crepes e batidos. © Imagem retirada da página de Facebook da Gelato Davvero

Vila Joya Sea

Estrada da Galé, Albufeira. 289 591 795. De terça a domingo, das 13h às 21h

A sensação prometida equivale ao estar-se sentado algures sobre o mar, como se este novo espaço dedicado a domar apetites de verão se tratasse, na verdade, de um miradouro com vista privilegiada para o oceano. O Vila Joya Sea pertence ao luxuoso hotel em Albufeira que lhe dá o nome. É propositadamente pequeno e dominado por um ambiente familiar, em que chefes estão tão próximos como tios-avós à mesa de jantar. Por cá e à beira-mar, as propostas gastronómicas refletem uma cozinha de fusão contemporânea, com especial incidência para os pratos de peixe e de marisco (sushi incluído) — são exemplo o sashimi de prago (21 euros) e o carabineiro grelhado com abacate e tomate (23 euros).

A carta do Vila Joya Sea aposta sobretudo em pratos de peixe e marisco. © VASCO CÉLIO / STILLS

Sky Bar Carvoeiro

Vale do Covo, Praia do Carvoeiro, Carvoeiro. 282 351 100. Todos os dias, das 18h às 02h

O dia 22 de julho marcou a abertura deste bar nas alturas, que promete dar espetáculo todos os dias aquando do pôr-do-sol algarvio, não estivesse ele no alto do hotel Tivoli Carvoeiro e voltado para as falésias e grutas que caracterizam a vila portuguesa no concelho de Lagoa. À semelhança do espaço irmão (e original) que já muito habituou os seus clientes a um copo na companhia do casario lisboeta, o novo rooftop promete uma carta de bebidas sugestiva e influenciada pelos produtos típicos da região — sim, falamos da laranja, da toranja e até da ostra que vive nas águas da Ria Formosa, que estão na base de cocktails artesanais feitos à medida e gosto do cliente.

O novo rooftop está virado para as grutas e falérias da vila de Carvoeiro. © FILIPE FARINHA / STILLS

Rooftop Eva

Avenida da República 1, Faro. Todos os dias, das 10h às 22h

O rooftop ocupa o topo do Hotel Eva, em Faro, desde junho deste ano. A par de uma programação musical constante, que contempla desde hip hop a música eletrónica, o espaço é dotado de uma grande piscina — com direito ao popular e carismático flamingo cor-de-rosa insuflável –, cuja utilização requer um consumo obrigatório no bar de 15 euros por adulto (as crianças até aos 12 anos, acompanhadas pelos respetivos pais, não pagam). E é precisamente no bar que é possível matar a sede com recurso a cocktails da autoria de Miguel Gião, que se divide entre este bar voltado para os céus da cidade, e dotado ainda de um serviço de massagens, e o já considerado mítico Columbus bar.

Tem uma piscina enorme e um flamingo insuflável e cor-de-rosa. O rooftop ocupa o topo do Hotel Eva, em Faro, desde junho deste ano. © Imagem retirada da página de Facebook do Rooftop Eva

Saaz Craft & Beer Lounge

Rua do Comércio 42, Olhão. 917 778 333. De segunda-feira a sábado, das 14h às 00h. Aos domingos, das 20h às 00h

Bruno Rocha viveu seis anos na República Checa, país onde a cerveja existia em cada esquina e a sua variedade era imensa. Regressado a Portugal não se resignou com a pouca oferta — comparativamente falando — e começou a fazer a sua própria bebida à base de cevada. Mas não demorou muito até que o mercado nacional começasse a ser surpreendido por grandes marcas de cerveja artesanal, cujo percurso Bruno Rocha foi seguindo sempre de perto. Hoje, é o dono de um novo bar dedicado à cerveja artesanal à pressão — não é por acaso que no interior existem 16 torneiras, sendo que as propostas são maioritariamente nacionais (a sidra também é portuguesa). Apesar de o bar não ter qualquer cozinha, há snacks que podem acompanhar a bebida, além de uma vantajosa parceria com restaurantes locais.

No interior existem 16 torneiras de cerveja artesanal. © Imagem retirada da página de Facebook do Saaz Craft Beer Lounge

Summer Pop Up Melie

Rua Joaquim Ricardo Bárbara, Almancil. De segunda a sábado, das 19h às 23h

Para quem não conhece, esta é a loja online que vende várias marcas de roupa difíceis de encontrar em Portugal, incluindo as peças das irmãs Kendall e Kylie Jenner — na verdade, a Melie une três continentes e dois hemisférios através de 16 marcas. Talvez para aproveitar as simpáticas temperaturas de um verão que ainda está longe de acabar, a Melie deixou temporariamente o seu showroom em Paço de Arcos para abrir uma loja pop up em Almancil, no final de julho, onde estão à venda vestidos dignos da época, fatos de banho com padrões e acessórios diversos. Algumas das marcas representadas dão-se pelo nome Blueman, Água de Coco, João Sebastião e FARM, entre muitas outras. Nada como passar por lá para pôr os olhos em coleções raras e, em alguns casos, inéditas no país.

A Melie é conhecida por reunir marcas muito difíceis de encontrar em Portugal. © Imagem retirada do site da marca Melie

IKEA

Avenida Algarve 5, Almancil. 800 203 020. Todos os dias, das 10h às 22h

Foi no final de março que a primeira loja da IKEA abriu as portas na região sul do país. Loulé foi a cidade escolhida para a expansão da marca sueca em Portugal, que prevê 10 pontos de venda até 2025. O projeto em causa, que envolveu um investimento total de 200 milhões de euros, teve em conta a forma como os algarvios vivem as suas casas, de maneira a planear a loja “no sentido de torná-la ainda mais relevante e inspiradora para as famílias no sul do país”, tal como se lê em comunicado enviado às redações. A loja foi pensada de forma a ser possível fazer uma visita completa ou outra mais breve, tendo em conta atalhos criados para o efeito, e promete dotar o Algarve do tão popular “design democrático”.

JD Sports

Algarve Shopping, Parque Comercial e Industrial do Algarve, Guia

Na verdade, a primeira JD Sports no Algarve ainda não abriu, mas está quase, quase. É já no próximo dia 5 de agosto que a loja da multinacional britânica com as “melhores e mais recentes marcas de moda desportiva e street style” é inaugurada no Algarve Shopping, em Albufeira. Ao todo, o espaço terá 214 metros quadrados e, a julgar pelas restantes lojas, terá marcas como Adidas, Nike, Supply & Demand, Lacoste, Fred Perry, Puma e The North Face, entre muitas outras. Sapatilhas será coisa a dar com um pau, motivo para pôr aqui o seu pezinho.

Aquashow, escorrega familiar

Semino, Estrada Nacional 396, Quarteira. 289 315 129. Todos os dias, das 10h às 19h

Tem 147 metros de comprimentos e 2 metros de diâmetro e é a nova joia da coroa no parque aquático Aquashow que serve, literalmente, para toda a família. O River Slide, que se veio juntar este verão às atrações já existentes, tal como o escorrega duplo e a montanha russa, consiste num escorrega que só pode ser percorrido com a ajuda de uma boia, cuja capacidade mínima é de três pessoas e a máxima de quatro. A partilha é obrigatória e ainda bem. Mas desengane-se quem pensar que a originalidade do River Slide se fica por aqui, uma vez que no seu interior existe um efeito de iluminação LED que promete surpreender miúdos e graúdos.

O novo escorrega do Aquashow é literalmente para toda a família. © Divulgação

Passadiço de Monte Gordo

Praia de Monte Gordo

O primeiro torço foi inaugurado em meados de julho e, a curto-médio prazo, a ideia é tornar este passadiço no maior que o Algarve alguma vez viu. O Passeio Marítimo Dr. António Almeida Santos extende-se ao longo de três quilómetros e, na verdade, já anda a dar nas vistas por ser o maior passadiço sobrelevado do Sotavento Algarvio. A estrutura que recebeu um investimento de 1 milhão de euros, representa apenas o começo, com uma segunda fase da obra a arrancar em outubro — serão mais 7 quilómetros de extensão até chegar Vila Real de Santo António. Por vezes, não há mesmo nada que substitua um passeio junto à praia.

View this post on Instagram

???? ????

A post shared by @ caetanocaetanocaetano on