Jack Davis tem nove anos, vê muitos filmes de extraterrestres, joga muito bem videojogos e quer ser o novo oficial de proteção planetária. O facto de ainda ser uma criança não o inibiu de responder à oferta de trabalho que a NASA publicou no seu site. Pelo contrário – para o pequeno Jack, ser um miúdo faz com que seja mais fácil aprender a pensar como um extraterrestre (e por isso desempenhar melhor a função), escreveu na carta que enviou à agência espacial norte-americana. No final, assinou com o cargo que ocupa atualmente: “Guardião da Galáxia”.

“Cara NASA,
O meu nome é Jack Davis e gostava de me candidatar à oferta de trabalho que têm para Oficial de Proteção Planetária. Posso ter nove anos, mas acho que sou a pessoa certa para este trabalho. Uma das razões é o facto de a minha irmã dizer que sou um extraterrestre. Também vi quase todos os filmes sobre o espaço e extraterrestres que consegui. Também vi o programa Marvel Agents of Shield e espero ver o filme ‘Homens de Negro’. Sou ótimo nos videojogos. E sou novo, por isso consigo aprender a pensar como um extraterrestre.

Atenciosamente,
Jack Davis
Guardião da Galáxia
4ª classe”

A NASA tinha anunciado que andava à procura de um novo oficial de proteção planetária para defender o planeta Terra de uma possível contaminação orgânica e biológica, garantindo assim que os astronautas não contaminam o planeta com organismos extraterrestres quando regressam. O anúncio gerou “um grande entusiasmo”, mas a NASA não resistiu à carta que o menino de New Jersey escreveu à mão. A resposta chegou-lhe assinada pelo diretor de Ciência Planetária da NASA, James Green.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Querido Jack, ouvi dizer que és um “Guardião da Galáxia” e que estás interessado em ser o Oficial de Proteção Planetária da NASA. Isso é ótimo”, lê-se na carta que a agência espacial divulgou. “Estamos sempre à procura de futuros brilhantes cientistas e engenheiros que nos ajudem, por isso espero que estudes muito e te portes bem na escola. Esperamos ver-te aqui na NASA um destes dias”, concluiu James Green.

O diretor disse ainda que na NASA “adoram ensinar as crianças e inspirá-las a ser a próxima geração de exploradores”, lê-se no site da agência. “Pensem nisto como um assistente de gravidade – um impulso que pode mudar positivamente e para sempre o rumo da vida de uma pessoa e a nossa pegada no universo”.

Além da carta, Jack Davis recebeu um telefonema de Jonathan Rall, diretor da Investigação Planetária da NASA.