Vladimir Putin foi pescar para o Lago Baikal, nas montanhas a sul da Sibéria, durante três dias, acompanhado do ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e de outros governantes. As temperaturas da água (que não ultrapassam os 17 graus) não impediram o presidente russo de nadar no lago mais velho e mais fundo do mundo durante duas horas. No fim, caçou um peixe, conta a Reuters.

De acordo com o Telegraph, Vladimir Putin aproveitou a ocasião para falar dos “elevados níveis de poluição” do Lago Baikal, que foi considerado Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Com 25 milhões de anos, o Lago Baikal é o mais velho do mundo e também o que tem maior profundidade: 1.700 metros.

Em 2009, Putin já tinha ido até ao fundo do lado num pequeno submarino. Na sexta-feira, disse que o lago pertencia a todo o planeta, mas “era sem dúvida uma prioridade do Governo” da Rússia. Apesar das críticas aos níveis de poluição, o Telegraph lembra que o presidente russo foi fundamental para que a fábrica que está nas imediações do lago se mantivesse lá e que presidiu à repressão a ativistas ambientais e organizações não-governamentais, incluindo as que estavam a tentar proteger o lago.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR