O Reino Unido “está pronto” para pagar até 36 mil milhões de libras (o correspondente a 40 mil milhões de euros) à União Europeia. A pesada conta está diretamente relacionada com o divórcio desencadeado pelo Brexit e é avançada pelo jornal britânico The Telegraph, que cita fontes governamentais.

A União Europeia exigiu a Londres entre 60 mil milhões e 100 mil milhões de euros, de modo a fazer frente aos compromissos económicos estabelecidos ainda antes do arranque do Brexit — foi a 29 de março que Theresa May, primeira-ministra britânica, acionou o artigo 50 do Tratado de Lisboa, dando início formal ao Brexit.

De acordo com as três fontes governamentais citadas pelo The Telegraph, que não quiseram ser identificadas, a primeira-ministra poderá fazer uma oferta entre os 30 mil milhões e os 40 mil milhões de euros.

Sabemos que a posição da UE é de 60 mil milhões de euros, mas o verdadeiro limite está nos 50 mil milhões. O nosso está mais próximo dos 30 mil milhões, mas podemos chegar a um compromisso nos 40 mil milhões, ainda que a opinião pública e a classe política não estejam convencidas”, comentou uma das fontes.

O valor em causa, acrescenta ainda o jornal, será considerado caso faça parte de um acordo sobre as futuras relações comerciais entre Londres e Bruxelas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR