Já havia o alerta de falta de cinto de segurança, o aviso de distracção da parte do condutor, o sistema de alerta de transposição de faixa, assim como muitos outros avisos e chamadas de atenção para situações relacionadas com o automóvel. E agora a Nissan junta mais uma tecnologia ao lote, embora, para já, apenas para o mercado norte-americano: o alerta de esquecimento de crianças no banco traseiro.

Denominado Rear Door Alert, ou Alerta de Porta Traseira, este novo sistema de segurança, que visa impedir os pais mais distraídos de deixarem os filhos esquecidos nos bancos traseiros, faz-se notar através do soar da buzina do automóvel, sempre que se apercebe que a criança continua no carro, depois dos adultos já terem saído.

8 fotos

Proposto de série, para já, apenas na versão 2018 do SUV Pathfinder, cuja comercialização arranca nos EUA em Setembro, o Alerta de Porta Traseira utiliza, conforme o próprio nome indica, os sensores de abertura e fecho das portas, para se aperceber do esquecimento, ou não, de crianças no interior da viatura. Funciona, basicamente, da seguinte forma: sempre que se apercebe que uma qualquer porta traseira aberta antes do início de uma viagem não voltou a ser aberta no final da mesma, entendendo esse momento com a retirada da chave da ignição e a abertura e fecho das portas da frente, o sistema começa por fazer disparar um primeiro aviso no painel de instrumentos. A que se segue, em caso de não resposta da parte do condutor, nomeadamente através da abertura de uma das portas traseiras, um aviso sonoro, através da buzina do automóvel, a recordar que alguém pode estar ainda no interior do carro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto e porque poderão existir condutores que não pretendam utilizar esta nova tecnologia de segurança, o Alerta de Porta Traseira também pode ser desactivado, temporária ou definitivamente.

A ideia que está na base é a de que, a partir do momento em que uma porta de trás é aberta antes do início de uma viagem, seja para instalar uma criança ou até mesmo colocar um qualquer objecto, torna-se importante avisar o condutor, à chegada ao destino, para que ele não esqueça de verificar o banco traseiro”, afirma Marlene Mendoza, uma engenheira mecânica da Nissan que ajudou a desenvolver o Rear Door Alert.

“Concebemo-lo de forma a dar tempo suficiente ao condutor para que este não tenha de ir a correr abrir a porta traseira, embora e se efectivamente não abrir a porta de trás pouco depois de sair do veículo, o objectivo seja que pense, nem que seja por um só instante, naquilo que se esqueceu no banco traseiro”, explica.

3 fotos

Confiante de que o novo sistema de alerta será bem recebido pelos condutores, a Nissan tem já prevista a disponibilização da tecnologia noutros modelos da marca. Até porque são já várias as marcas que disponibilizam soluções semelhantes. A General Motors (GM), por exemplo, tem um sistema idêntico, a que deu o nome de Rear Seat Reminder, e que, tal como a tecnologia da Nissan, actua com base na informação disponibilizada pelo sistema de abertura/fecho da portas. Sendo que, também neste caso, o aviso é feito, assim que o motor é desligado, de forma sonora e através da mensagem “Alerta de banco traseiro/verifique o banco traseiro”. No caso da GM, o sistema é disponibilizado num variado número de modelos das marcas Cadillac, Chevrolet, Buick e GMC.