A 160 quilómetros do sul de Bagdad, An-Najaf assume-se como a terceira cidade mais sagrada do islamismo xiita. Estima-se que vivam aqui 5, 56 milhões de pessoas. Mas de todas elas, apenas 560 mil estão vivas. É que, pasme-se, An-Najaf é uma cidade completamente construída dentro do maior e mais antigo cemitério do mundo: Wadi-us-Salaam. Ao pé dos túmulos, as pessoas construíram casas e desenvolveram toda a sua vida entre os cadáveres enterrados, tudo para ficarem mais perto dos familiares que já partiram. Não é a única, contudo: no Cairo também há um enorme cemitério habitado com mais de 2 milhões de pessoas.

Se a vida em An-Najaf é estranha, outras cidades espalhadas pelo mundo não lhe ficam nada atrás. Também no Cairo, Manshiyat Naser tem 300 mil pessoas, mas também todo o lixo produzido na cidade da capital do Egito: todos os sacos recolhidos são depois despejados mesmo à porta de quem lá vive. Mas como não há desemprego, as pessoas garantem ser felizes até porque as casas são muito baratas.

Na fotogaleria pode visitar 19 cidades tão peculiares como estas: saiba onde fica a cidade onde toda a gente mora debaixo de terra, onde se vive sem regras ou onde toda a gente tem de andar com máscaras à mão. É uma viagem estranha por lugares estranhos, desde os Estados Unidos ao Japão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR