As 29.ª Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI) realizaram-se em Teerão, Irão, de 28 de julho a 4 de agosto: 304 alunos de escolas secundárias provenientes de mais de 80 países diferentes participaram nestas Olimpíadas. Para além de um variado programa social, dois dias de competição, de cinco horas e três problemas cada, colocam à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes, que dão o seu melhor para representarem o país.

Os resultados alcançados foram excelentes, sendo que a delegação portuguesa viu o seu árduo trabalho de preparação colher frutos com a obtenção de duas medalhas de bronze, por intermédio dos alunos Duarte Nascimento e Henrique Navas. Portugal acumula agora oito medalhas de bronze. As anteriores foram obtidas em 2002, na Coreia do Sul (por David Rodrigues), em 2009, na Bulgária (por Pedro Abreu), em 2011, na Tailândia (por Rodrigo Gomes), em 2012, na Itália (por Pedro Paredes e Francisco Machado) e em 2016, na Rússia (por Gonçalo Paredes).

Portugal participa neste evento desde 1992, enviando os seus melhores alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizados pela Associação para a Promoção e desenvolvimento da Sociedade de Informação (APDSI). Este ano a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Henrique Navas (Esc. Sec. D. Filipa de Lencastre – Lisboa), Duarte Nascimento (Esc. Sec. da Amadora), Kevin Pucci (Ag. Esc. Dr. Júlio Martins – Chaves) e Guilherme Penedo (Salesianos do Estoril), sendo sendo liderada por Pedro Ribeiro (Team Leader – Universidade do Porto), coadjuvado por Pedro Paredes (Deputy Leader – terminou agora o mestrado na Universidade do Porto).

Durante as IOI foram também entregues os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Os melhores alunos das Olimpíadas Nacionais foram convidados para representar Portugal no CIIC e o resultado global foi também muito bom, com a obtenção de 2 medalhas de prata (Kevin Pucci e Henrique Navas) e 3 medalhas de bronze (Guilherme Penedo, Duarte Nascimento e Tiago Verdade).

Em 2018 teremos nova edição das Olimpíadas Nacionais de Informática, disputada em várias fases de seleção, e culminando na seleção dos alunos que irão representar Portugal nas 30as Olimpíadas Internacionais de Informática, que se irão realizar de 1 a 8 de setembro em Tsukuba, no Japão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR