A CDU apresentou candidaturas para as eleições autárquicas de 1 de outubro a 304 dos 308 municípios e a 1.807 das mais de três mil freguesias do país, de acordo com dados fornecidos pela coligação esta terça-feira.

“A CDU – Coligação Democrática Unitária, PCP-PEV, que integra no plano político o Partido Comunista Português, o Partido Ecologista ‘Os Verdes’ e a Associação Intervenção Democrática (…) estará presente com candidaturas próprias aos órgãos municipais em todos os concelhos do continente e da Região Autónoma da Madeira e a 15 dos 19 concelhos da Região Autónoma dos Açores, ou seja a 304 dos 308 municípios do país”, é referido numa nota de imprensa da CDU.

Ao nível das freguesias, lê-se no comunicado, foi apresentado “o maior número de sempre de listas — 1.807 (mais 72 que nas eleições de 2013) para um universo de 3.092”. A CDU assinala ainda a participação nas listas de “largos milhares de independentes”.

Esta participação tem um valor acrescido decorrente da clara afirmação do projeto associado à CDU e da assumida presença com identidade própria, com os seus símbolos e sigla próprios, e não disfarçada em apoios explícitos e implícitos a listas de cidadãos eleitores que acolhem na maioria das situações, disfarçadas coligações, arranjos partidários ou espaço de promoção de ambições pessoais ou dos interesses dos grupos económicos”, é referido.

O prazo para a entrega das listas de candidatos às autárquicas de 1 de outubro e dos orçamentos de campanha terminou na segunda-feira, a menos de dois meses das eleições. Depois de entregues, as listas foram afixadas à porta dos tribunais competentes. O sorteio da ordem das listas nos boletins de voto é feito esta terça-feira.

Segue-se ainda um prazo para impugnações de candidaturas, até 14 de agosto, e outro para a verificação de listas, até dia 16 de agosto, seja por irregularidades, seja por faltarem candidatos nas listas ou pelo incumprimento das regras da paridade entre homens e mulheres.

As reclamações têm que estar resolvidas pelo juiz do tribunal competente até dia 25 de agosto e os recursos são feitos para o Tribunal Constitucional, que responde até 30 de agosto. Para as eleições de 1 de outubro estão recenseados 9.396.680 eleitores, que podem votar nas próximas autárquicas, menos do que nas anteriores, em que estavam registados pouco mais de 9,5 milhões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR