As eleições gerais de 24 de setembro na Alemanha vão ser disputadas por 42 partidos, anunciou esta terça-feira a Comissão Eleitoral alemã, quando faltam menos de sete semanas para a votação.

O Parlamento Federal (Bundestag) é atualmente composto por deputados de cinco partidos: a União Democrata-Cristã (CDU) e a sua aliada União Social Cristã da Bavária (CSU), o Partido Social-Democrata (SPD), A Esquerda e Os Verdes.

Os estudos de opinião apontam para que na próxima legislatura entrem no parlamento o Partido Liberal (FDP) e a Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita.

Às eleições gerais concorrem também vários partidos que estão apenas representados em parlamentos regionais, como Os Piratas ou o Partido Nacional Democrático (NPD, extrema-direita), e partidos considerados marginais, como o Die Rechte (neonazi) ou o Partido Marxista Leninista (extrema-esquerda).

As sondagens apontam nesta altura para que a CDU de Angela Merkel, atual chefe do Governo, vença o escrutínio, com 38%, seguida do SPD de Martin Schulz, com 23%, da Esquerda (10%).

O FDP, os Verdes e a AfD deverão obter votações de 7% ou 8%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR