Um grupo de estudantes holandeses da Universidade Tecnológica de Eindhoven acaba de dar um novo sentido ao conceito “Mobilidade Ecológica”. Nomeadamente, com a construção de um automóvel biodegradável, capaz de transportar até quatro ocupantes e que, apesar de ser feito maioritariamente de resina açucarada, não deixa de anunciar uma estonteante velocidade máxima de 80 km/h.

Este (sem dúvida saboroso) automóvel é feito com recurso a resina fabricada a partir de torrões de açúcar, revestida a linho holandês. Ultraleve, graças a uma estrutura com apenas 310 kg, e com um rácio de rigidez/peso muito semelhante à da fibra de vidro, o veículo conta ainda, como sistema de propulsão, com um motor eléctrico.

Denominado Lina, “apenas as rodas e a suspensão não são, pelo menos para já, fabricadas em materiais biodegradáveis”, afirma Yanic van Riel, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do veículo. Que, aliás, foi concebido no âmbito do projecto TU/ecomotive, que visa dar a conhecer novos caminhos em termos de mobilidade.

A resina açucarada pode ser doce (e dura), mas parte-se

Contudo, por determinar está ainda a resistência a possíveis impactos do Lina, uma vez que, reconhece o líder da equipa, Noud van de Gevel, o material escolhido “não dobra como o metal, mas parte”. Sendo que, quanto às necessidades de energia para fabricar um carro assim, o mesmo interlocutor refere que “a energia que é poupada na condução do carro, é depois utilizada durante a fase de produção do mesmo”.

A equipa pensa testar o Lina em estrada ainda este ano, aguardando apenas a autorização por parte da Autoridade Rodoviária da Holanda. Sendo natural que esta entidade venha a manifestar alguma preocupação, não vá o carro poder vir a ser “abocanhado” por um qualquer animal, ou até transeunte mais guloso…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR